Logo
Imprimir esta página

Agricultores paranaenses apostam em irrigação inteligente

Tecnologia utilizada na construção de reservatório ajudou a superar os grandes desafios do solo de arenito

Historicamente, o Estado do Paraná tem a agricultura como uma das principais atividades econômicas e vem se destacando no cenário do agronegócio brasileiro pelo aumento constante da produtividade e da qualidade dos produtos ofertados. A produção abrange os cultivos de arroz, milho, trigo, soja e feijão, além de algodão, amendoim, cana de açúcar, hortaliças, entre outros produtos.

Entre os principais fatores que contribuem para esse grande e diversificado desempenho, estão a organização dos produtores via cooperativas, o apoio do Estado e principalmente, o investimento em novas tecnologias. Neste contexto, em 2019, teve início o amplo Programa de Irrigação para o Noroeste do Paraná, denominado Projeto Arenito 3.1, com iniciativa da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, apoio da Cooperativa Cocamar e realizado pela Universidade Estadual de Maringá. Essa região de cerca de 3 milhões de hectares possui solo de Arenito Caiuá e grande déficit hídrico. A iniciativa busca, então, a irrigação inteligente, a correção do solo, e o, consequente, aumento da produtividade.

Entre os vários benefícios oferecidos pelo Programa de Irrigação, encontram-se a redução de custos, em especial, de equipamentos, através de isenção de ICMS, as linhas de crédito junto ao Banco Regional e Desenvolvimento Econômico (BRDE) com juros entre 1% a 3%, a agilização na concessão de licença para a utilização de água dos rios e a parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) para a ampliação técnica da capacidade de transmissão de energia com mais segurança, entre outros pontos.

A Nortène tem sido grande parceira do Programa de Irrigação para o Noroeste do Paraná, fornecendo as tecnologias mais adequadas para diferentes aplicações. “Para este projeto, auxiliamos diretamente no plantio da safra de verão da soja 2019/2020, com o suporte de um reservatório de oito milhões de litros revestido com geomembrana desenvolvida especialmente pela Nortène”, destaca Edson Marques, Gerente Comercial de Geossintéticos, da Nortène.

“A tecnologia aplicada à geomembrana e utilizada na construção do reservatório viabilizou o processo de irrigação, superando os grandes desafios do solo de arenito. Desta forma, os agricultores puderam plantar e colher três safras anuais de soja ao suprir o consumo maior de água pelas plantas na época do verão, resultando assim, em um aumento da produtividade de grãos para o Estado do Paraná”, finaliza Marques.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto