Logo
Imprimir esta página

Suzano investe em tecnologia de monitoramento florestal

A empresa acompanha 24h por dia uma área de 600 quilômetros

Como forma de proteger as florestas e de Áreas de Preservação Permanente, a Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, investe em tecnologia de ponta para monitorar 24 horas por dia todas as ações de sua base florestal em um raio de 600 quilômetros, nos estados Pará, Maranhão e Tocantins.

A Central de Monitoramento, situada na Unidade de Imperatriz, conta com 39 câmeras instaladas em campo que transmitem imagens em tempo real 24h por dia. Além disso, a central conta ainda com o apoio de 43 repetidoras, possibilitando comunicação “on time” com todo o time operacional em caso de alguma ocorrência.

A equipe é formada por 350 profissionais, entre colaboradores da empresa e terceirizados que fazem parte do “Proflor”, uma área dentro da Suzano dedicada a proteção florestal e visa garantir a qualidade das florestas frente à incidência de incêndios, questões climáticas, controle de pragas e doenças florestais.

Os equipamentos utilizados são capazes de realizar um acompanhamento visual e sonoro de focos de incêndio, desvios fisiológicos – como déficit hídrico e incidência de pragas, além do monitoramento patrimonial. As câmeras possuem uma tecnologia de detecção de fumaça que aumentam a agilidade na detecção de incêndios e na locomoção de uma equipe especializada para mitigar os danos.

Para a supervisora de operações florestais, Camila Teixeira, essa agilidade é uma das maiores vantagens da central de monitoramento. “Temos uma visualização imediata de tudo o que está acontecendo em um raio muito grande e uma comunicação direta via rádio com toda a Unidade de Imperatriz. É como se a floresta estivesse em nossas mãos”, ela garante.

Em apenas dois anos da implantação desta tecnologia na unidade, foi possível reduzir 78% das áreas atingidas por incêndio florestal no período de 2015 a 2019. Esse resultado se mostra importante para uma região que possui uma situação crítica em relação a focos de queimadas.

Além das ações de monitoramento, o Proflor também se dedica promover ações de prevenção nas comunidades, alertando sobre a importância do patrimônio florestal para a saúde ambiental e a qualidade de vida. Essas campanhas e investimentos em tecnologia são realizadas com o objetivo de promover a educação ambiental e desenvolvimento sustentável em toda operação.

Sobre a Suzano

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto