Logo
Imprimir esta página

Mercado de carros, agronegócios, tecnologia...quais são os desafios de mulheres em negócios masculinos

Sei que estamos em fevereiro (ainda ou já?) e que o ponto alto desse mês é o carnaval, uma das festa mais comemoradas em todo o mundo, e com valor inestimável para o Brasil. Mas não podemos ignorar que passadas as grandes festas e desfiles incríveis, chegaremos à quarta-feira de cinzas, onde tudo volta ao normal e finalmente chegaremos a março.

Nesse terceiro mês do ano é comemorada uma data emblemática e que ganha cada vez mais destaque: o Dia Internacional da Mulher. Caso você ainda não tenha se inteirado, o dia 08 de março é marcado para relembrar a luta feminista por melhores condições de vida, trabalho e direito ao voto, entre o final do século XIX e começo do século XX.

Ao longo desses anos, muito se foi conquistado, mas sabemos que ainda há muito a fazer. Em tempos de vida 100% digital, as novas profissões exigiram uma presença feminina cada vez mais forte, para que assim fossem garantidas as posições das mulheres nas empresas.

Por isso, este artigo tem a intenção de destacar as mulheres que, assim como eu, resolveram empreender em cenários majoritariamente masculinos. No segmento automotivo a competição chega a ser cruel e são poucas as mulheres que encontro e estão dispostas a comprar essa briga. Nesse mercado em que atuo (de consultas veiculares) noto que alguns revendedores não dão tanta atenção quando se trata de mulher conversando sobre consultas e laudos veiculares. Além disso, para ajudar a outra ponta temos um setor de qualidade destinado apenas à atender as necessidades de nossas clientes mulheres.

Outros segmentos, como o agronegócio, também fazem parte dessa lista. Segundo dados do Instituto de Pesquisa IPESO, que entrevistou 862 mulheres que atuam no agro, 59,2% são proprietárias ou sócias de negócios do setor e 36,2% trabalham no campo porque gostam. Ou seja, vemos uma mudança de mentalidade quanto às atividades exercidas no agronegócio e como a presença feminina tem ganhado espaço em um dos principais pilares da economia brasileira.

A área de tecnologia e desenvolvimento de softwares é outra onde as mulheres têm apostado, apesar de serem apenas 20% da mão de obra disponível. Como vivemos em tempos em que apps e plataformas tomam conta de nossas vidas, acredito que é um dos setores que deve ganhar cada vez mais o charme feminino.

Por fim, sei que os desafios são muitos e já cansei de perceber olhares desconfiados para mim, afinal “O que essa menina pensa que sabe do mercado de pesquisas veiculares?”, não é mesmo?! Mas não me abalo e sigo firme no propósito de, assim como minhas colegas de empreendedorismo, entregar cada vez mais valor aos nossos respectivos mercados.

*Barbara Siqueira, Diretora de Operação da Checktudo. A Check é uma empresa pioneira há mais de 20 anos do mercado veicular, que foca em inovação e eficiência para seus clientes.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto