Logo
Imprimir esta página

Pecuária de leite: uso estratégico de selante de teto promove uma redução de 48% dos casos de mastite

UCBVET Saúde Animal traz ao mercado Mastizone Selante, que cria uma barreira impedindo a entrada de micro-organismos no período seco em fêmeas bovinas, ovinas e caprinas

Um dos problemas recorrentes na produção leiteira é a incidência de mastite subclínica durante o período seco, que varia entre 45 e 60 dias entre uma lactação e outra. Este tipo de enfermidade é um dos maiores desafios enfrentados pelo setor e causa prejuízos significativos, sendo responsável por quase 70% das perdas na produção de leite.

Uma medida que vem para auxiliar os produtores a reduzir as perdas e prevenir as mastites é a adoção do uso de um selante de teto no período de secagem, como o Mastizone Selante, lançamento da UCBVET Saúde Animal, uma das principais empresas farmacêuticas veterinárias brasileiras. Estudos apontam que ao adotar este manejo, de forma estratégica, é possível reduzir em até 48% os índices de mastites no rebanho, se comparado a animais tratados somente com antibióticos.

O médico-veterinário Marcos Ferreira, gerente de Produto da UCBVET Saúde Animal, explica que após a secagem ocorre a formação do chamado “tampão de queratina”, uma barreira física produzida naturalmente pela vaca para proteção e que age contra a entrada de micro-organismos. No entanto, o tempo de formação do tampão de queratina pode variar entre uma ou duas semanas, sendo este um dos principais fatores de risco para a ocorrência de novas infecções intramamárias, pois o canal do teto fica aberto e sujeito a ação de agentes externos.

“Cerca de 50% das vacas com alta produção permanecem com o canal do teto aberto por até seis semanas após a secagem. Por isso, uma forma ideal para proteger os tetos contra a ação desses agentes se faz com o uso de Mastizone Selante, que é uma estratégia de proteção similar à queratina produzida naturalmente pelas fêmeas. O produto age por ação mecânica, cria uma barreira no teto e impede a entrada dos micro-organismos, reduzindo drasticamente a incidência de infecções”, explica Ferreira.

A orientação do médico-veterinário é administrar o conteúdo de uma seringa (4g), em cada teto, imediatamente após a última ordenha da lactação e assepsia do teto. Além disso, o produtor precisa ficar atento, pois períodos secos maiores que 60 dias prejudicam a futura produção e trazem risco aumentado em 60% os casos de mastite. Já períodos inferiores a 45 dias impedem a regeneração da glândula mamária com risco de queda entre 12 e 15% na produção.

Manejo de secagem

No final da lactação ocorre a involução da glândula mamária, evento fisiológico do animal. Porém, dependendo do potencial de produção de leite, deve-se adotar um manejo de secagem gradual, adotando medidas como: redução do consumo de concentrado e redução do número de ordenhas.

“O período seco prepara a vaca para a próxima lactação sendo necessário uma atenção ainda maior com relação a sanidade, nutrição, manejo, conforto e consumo de matéria seca. Estes fatores garantem o sucesso na fase de transição”, ressalta o médico-veterinário.

Mastites e prevenção

A mastite é a inflamação da glândula mamária, causada principalmente pela ação de bactérias, fungos e leveduras. O animal acometido apresenta queda na produção, tanto de forma quantitativa (litros de leite), como qualitativa (qualidade de leite), e ainda pode apresentar febre e apatia, o que afeta também o seu bem-estar.

A mastite se apresenta em duas formas: clínica e subclínica. Na forma clínica é possível observar alguns sinais como: presença de grumos no leite por meio de teste da caneca fundo escuro, inchaço, vermelhidão e dor na região dos quartos mamários e tetos. Já a forma subclínica os sinais não são visíveis, porém é possível notar a queda da produção do animal e a redução da qualidade do leite, identificada pela realização de testes CMT (California Mastitis Test).

Uma das formas de reduzir os gastos com a mastite é trabalhar na prevenção de novos casos da doença, adotando manejos dentro da fazenda, tais como: teste da caneca de fundo escuro, uso de pré-dipping e pós-dipping (desinfecção dos tetos antes e depois da ordenha), secagem dos tetos com papel toalha, higienização das mãos dos ordenadores e equipamentos de ordenha, assim como a adoção de linha de ordenha sendo fundamental para que as vacas doentes não contaminem as vacas sadias.

Sobre a UCBVET

A UCBVET está entre as dez empresas farmacêuticas veterinárias brasileiras com maior faturamento, segundo o Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), com atuação em diversos países das Américas Latina e Central e da África, Oriente Médio, além de todo o território nacional. Atualmente possui, em seu portfólio, 63 produtos em mais de 100 apresentações.

Suas linhas compreendem medicamentos veterinários de ação terapêutica (hormônios, anti-inflamatórios, analgésicos, antitóxicos e reconstituintes orgânicos), antiparasitários (endectocidas, endoparasiticidas e ectoparasiticidas) e antimicrobianos.

A companhia possui fábrica e laboratórios em Jaboticabal (SP), uma unidade de negócios em Ribeirão Preto (SP) e mais de 330 colaboradores. Uma das mais tradicionais e inovadoras empresas do segmento no Brasil, a UCBVET fabrica medicamentos para animais de produção (bovinos, bubalinos, suínos, ovinos, caprinos, equinos e aves) e de companhia (cães e gatos) desde 1917, quando foi criada pelo empresário João Brunini.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto