Logo
Imprimir esta página

Microlote do coração: Zona Sul promove evento com pequeno cafeicultor

Projeto do Sebrae Rio tornou possível esse encontro

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Pensando no desenvolvimento sustentável e no aumento da produção do café especial no Estado do Rio de Janeiro, o Sebrae desenvolveu o projeto Vocações Regionais da Cafeicultura Fluminense, que contribui para que os pequenos cafeicultores consigam aperfeiçoar o produto e obter um café de qualidade superior. De olho nesses produtores, o Zona Sul participou do leilão dos lotes de cafés premiados pelo Sebrae Rio - foi a primeira vez que um supermercado fez parte de um leilão no segmento - e arrematou 60kg do produtor Enio Geraldo Marteline Neles. Quem quiser experimentar o lote contemplado terá a oportunidade, neste sábado (25) e domingo (26), de participar de uma degustação nas filiais do mercado em Ipanema e na Barra, respectivamente, durante a estreia do projeto Grano Eletto – Microlote do Coração, capitaneado pelo expert em cafés Paulo Tassinari.

Além de provar a bebida feita com os grãos premiados, o público que for ao Zona Sul poderá assistir a um bate-papo com Enio e entender um pouco mais sobre o produto cultivado pela família Martinele Neles em Porciúncula, no distrito de Santa Clara, no noroeste do Rio de Janeiro.

O cafeicultor comemora mais essa nova e importante abertura no mercado e diz que a experiência vai ajudar a fomentar mais iniciativas para a melhoria da produção de cafés especiais no Rio.

“O Sebrae teve um papel fundamental para o desenvolvimento do meu produto. Por meio do projeto Vocações Regionais, o supermercado Zona Sul se interessou pelo meu café especial. A experiência de conversar com o público será única. Além de estar adquirindo novos conhecimentos e agregando valor para a marca”, comenta.

A analista do Sebrae Rio Marceli Oliveira considera que “iniciativas como o Projeto Vocações contribuem para que os pequenos cafeicultores ampliem sua produção, com diferencial competitivo, promovendo o produto e fortalecendo as relações entre os elos da cadeia produtiva do café especial”.

Para Paulo Tassinari, o supermercado saiu na frente mais uma vez por adquirir em um leilão essa “pequena Jóia do mundo do Café“.

"Depois de comprar essa saca, fizemos questão de ir até a propriedade da família, na Fazenda São Mamede, para saber a origem e história dos cafés produzidos pela família e levar todas as informações para nossos clientes", lembra ele.

O Estado do Rio possui 2644 produtores de cafés, sendo 30% deles pequenos cafeicultores com plantio de até 10 hectares. A predominância é o tipo arábica, com a cafeicultura de montanha. O Rio de Janeiro é o quinto estado em volume de produção e o segundo consumidor nacional da bebida. O consumo per capta fluminense ultrapassa 6,0 Kg por ano.

Projeto Vocações Regionais da Cafeicultura Fluminense

O Projeto Vocações Regionais da Cafeicultura Fluminense tem por objetivo aumentar a produção de Cafés Especiais nas regiões Serrana, Noroeste Fluminense e Médio Paraíba (Vale do Café), áreas do estado que possuem vocação cafeeira. Através do reposicionamento de mercado pautado em um novo perfil tecnológico, o projeto busca promover a viabilidade dos negócios da cadeia produtiva do café e resgatar a tradição da atividade em regiões que já foram as maiores produtoras do país. Iniciado em 2017, atende diretamente 100 produtores de cafés especiais.

Concurso de Cafés Especiais do Estado do Rio de Janeiro

O III Concurso Estadual de Qualidade do Café, promovido no ano passado pelo Sebrae em parceria com a Associação dos Cafeicultores do Estado do Rio de Janeiro realizou, selecionou e premiou os melhores cafés especiais do estado. Os 10 finalistas receberam certificado e os produtos degustados foram comprados no leilão dos lotes vencedores por grandes empresas ou microempresas. O supermercado Zona Sul participou do concurso e aprovou a qualidade do produto produzido pelo cafeicultor Enio Geraldo Marteline Neles arrematando uma saca de 60kg deste participante do projeto. As embalagens de 200g já estão sendo vendidas.

O concurso incentivou os cafeicultores fluminenses a produzir cafés de alta qualidade, proporcionando visibilidade à produção e atraindo tradings especializados, empresas de importação e exportação, baristas, torrefadores, jornalistas, acadêmicos e coffee lovers.

Projeto café Grano Elleto - Microlotes do Coração

Através do olhar apaixonado do Expert em Cafés Paulo Tassinari, o Zona Sul mais uma vez inova trazendo para as lojas e torrando com exclusividade grãos especiais que foram eleitos por algum motivo. Seja por uma premiação, seja por algum concurso ou até por uma história de Amor pelo Café que emocione os sentidos dos clientes. O projeto tem o propósito de compartilhar com os amantes do café grãos destinados a poucos baristas ou “caçadores de tesouros do mundo do café”.

Serviço:
Supermercado Zona Sul
loja 40: Rua Barão da Torre, 220 – Ipanema - (25/01) – das 9h às 13h.
loja 34: Av. das Américas, 8.888 – Barra da Tijuca (26/01) – das 9h às 13h.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto