Logo
Imprimir esta página

Fechamento da Araucária Nitrogenados vai aumentar importação de fertilizantes e impactar setor agroindustrial

Além da extinção de 1.000 empregos diretos e indiretos, decisão da diretoria da Petrobrás de paralisar fábrica do Paraná aumenta dependência da agroindústria brasileira de fertilizantes importados e dos preços do mercado internacional

O fechamento da Araucária Nitrogenados (Ansa/Fafen-PR), em decisão anunciada pela diretoria da Petrobrás nesta terça-feira que surpreendeu os trabalhadores da fábrica de fertilizantes, vai aumentar ainda mais a dependência da agroindústria brasileira da importação de fertilizantes. Somada às outras duas Fafens que a Petrobrás arrendou no fim de 2019, na Bahia e em Sergipe, a unidade garantia o abastecimento de cerca de 30% do mercado brasileiro de ureia e amônia.

“Com o fechamento da Fafen do Paraná e o arrendamento das unidades da Bahia e de Sergipe, a agroindústria brasileira vai ficar nas mãos dos importadores de amônia e ureia, base para a produção de fertilizantes. O país coloca em risco sua segurança e soberania alimentar. As Fafens serviam como lastro para agroindústria escolher onde comprar. Agora, ela vai ficar à mercê das altas de preços no mercado internacional, da variação do dólar e do aumento dos preços dos fertilizantes no mercado interno, já que estes não estarão mais sob responsabilidade da Petrobrás”, afirma Deyvid Bacelar, diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Pelo fato de o Brasil ser um grande exportador de commodities agrícolas, o aumento da importação de fertilizantes ainda pode ser refletir negativamente na entrada dos produtos nacionais no mercado externo. Um aumento dos custos na produção agrícola nacional ameaça a competitividade do país sobretudo em grandes mercados compradores, como a China.

Operando desde 1982, a Ansa/Fafen-PR foi adquirida pela Petrobrás em 2013. Usando resíduo asfáltico (RASF), a unidade é capaz de produzir diariamente 1.303 toneladas de amônia e 1.975 toneladas de ureia, de uso nas indústrias química e de fertilizantes. A planta também produz 450 mil litros por dia do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32), aditivo para veículos de grande porte que atua na redução de emissões atmosféricas. A planta ainda pode produzir 200 toneladas/dia de CO2, que é vendido para produtores de gases industriais; 75 toneladas/dia de carbono peletizado, vendido como combustível para caldeiras; e 6 toneladas/dia de enxofre, usado em aplicações diversas.

Desemprego

O fechamento da Ansa/Fafen-PR surpreendeu os cerca de 400 trabalhadores da unidade. Segundo informações da FUP e do Sindiquímica-PR, não houve qualquer negociação anterior entre a diretoria da Petrobrás e os trabalhadores da unidade sobre uma possível paralisação das atividades, como determina a legislação trabalhista. Por isso a notícia divulgada pela empresa no fim da manhã de hoje surpreendeu a todos. Considerando ainda os empregos indiretos, o total de trabalhadores atingidos chega a 1.000 pessoas

Em nota à imprensa, a Petrobrás anunciou que irá pagar aos empregados da Ansa um pacote de benefícios além das verbas rescisórias legais. Entretanto, pelo fato de a decisão de fechar a fábrica e promover a demissão em massa não ter sido negociada previamente, a FUP se mostra apreensiva sobre o cumprimento dessas medidas. Por isso, pretende abrir negociações com a diretoria da empresa para a garantia dos direitos dos trabalhadores da Ansa/Fafen-PR.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto