Logo
Imprimir esta página

App usa IBM Blockchain para ajudar consumidores a saberem a qualidade e origem do café

Na CES, o Farmer Connect anuncia tecnologia "Thank My Farmer" para preencher a lacuna entre consumidores e pequenos cafeicultores

Um novo aplicativo móvel para consumidores chamado “Thank My Farmer” vai permitir que apreciadores de café rastreiem o produto para entender sua qualidade e origem e até apoiem o agricultor que cultivou os grãos. Desenvolvido com empresas líderes em toda a cadeia de suprimentos global, incluindo a brasileira Volcafe, além da Beyers Koffie, Federação Colombiana de Produtores de Café (FNC), ITOCHU Corporation, Jacobs Douwe Egberts (JDE), Empresa JM Smucker, Rabobank, RGC Coffee, Sucafina e Yara International, o Farmer Connect é uma plataforma de rastreabilidade desenvolvida pelo IBM Blockchain projetada para ajudar a aumentar a rastreabilidade, eficiência e justiça na cadeia de suprimentos de café.

Atualmente, os consumidores de café consomem mais de meio trilhão de xícaras por ano, e até dois terços dos consumidores entre 19 e 24 anos dizem que preferem comprar café cultivado de forma sustentável e de origem responsável. Mas, apesar do progresso dos órgãos internacionais de certificação, ainda há falta de conhecimento sobre a necessidade de os cafeicultores lucrarem o suficiente para levarem seus produtos ao mercado.

Sua grande cadeia de suprimentos global dificulta a rastreabilidade do café. Uma vez cultivados, o grão faz diversas paradas, inclusive em cooperativas, exportadores, expedidores, importadores, torrefadores, distribuidores e varejistas antes de finalmente chegar ao consumidor. Cada participante desse complexo sistema rastreia apenas seu pequeno segmento da jornada e cada um usa seu próprio sistema para registrar dados. Isso significa que as informações sobre o produto estão fragmentadas.

Os consumidores que esperam diminuir a distância entre o barista do bairro e o agricultor que cultivou seu café agora têm uma solução, graças à mesma tecnologia Blockchain por trás do IBM Food Trust. O Farmer Connect está apresentando o aplicativo "Thank My Farmer", um sistema voltado para o consumidor que extrai informações diretamente do Blockchain de uma maneira padronizada que pode ser usada em todo o setor. Ele conecta o usuário a agricultores, comerciantes, torrefadores e marcas. As informações são apresentadas em um mapa interativo, permitindo que cada produto conte uma história de maneira simples e escalável. O aplicativo “Thank My Farmer” também apresenta projetos de sustentabilidade nas comunidades cafeeiras e uma oportunidade para os consumidores apoiá-los.

A tecnologia Blockchain junta todas as partes da cadeia de suprimentos de café, simplificando a troca e o rastreamento de informações e pagamentos e permitindo que o setor trabalhe em conjunto com mais confiança. Ele cria uma cadeia digitalizada permanente de transações que não podem ser alteradas. Cada participante da rede possui uma cópia exata dos dados e as adições à Blockchain são compartilhadas em toda a rede com base no nível de permissão de cada participante. Agricultores, atacadistas, comerciantes e varejistas podem interagir de forma mais eficiente usando acesso abrangente a dados em tempo quase real e os consumidores podem ter novas ideias sobre a origem dos produtos que consomem.

“O objetivo é humanizar o relacionamento de cada consumidor de café com sua xícara diária”, afirma David Behrends, fundador e presidente da Farmer Connect. “Os consumidores agora podem desempenhar um papel ativo na governança da sustentabilidade, apoiando os cafeicultores nos países em desenvolvimento. Através do Blockchain e deste aplicativo de consumidor, estamos criando um ciclo virtuoso”.

O novo aplicativo móvel será lançado no mercado geral no início de 2020. Usuários nos Estados Unidos e no Canadá poderão digitalizar códigos QR no café premium da marca 1850®. Os consumidores europeus poderão acessar o aplicativo "Thank My Farmer" por meio de uma nova marca de origem única, a Beyers 1769, assada na Beyers Koffie.

À medida que o aplicativo se expandir em 2020, grandes e pequenas empresas serão convidadas a participar e os consumidores de café poderão apoiar as comunidades onde o café é cultivado, financiando projetos locais. O Farmer Connect está incorporando atualmente a identidade auto soberana, uma nova forma de identidade digital criada com base na tecnologia de contabilidade distribuída, em colaboração com a Sovrin Foundation. Isso fecha o ciclo de uma economia circular que aumentará os meios de subsistência dos pequenos produtores, oferecendo transparência e uma melhor experiência para o consumidor.

Este trabalho com o Farmer Connect também é outro exemplo do impacto da IBM que estende a adoção da tecnologia Blockchain em muitos setores e casos de uso, transformando processos de negócios inteiros e fornecendo aos consumidores informações mais confiáveis. A IBM convocou redes Blockchain inovadoras em áreas como segurança alimentar, remessa global, financiamento comercial, mineração responsável e muito mais.

“Este projeto é outro exemplo de como a tecnologia Blockchain pode ativar um canal para mudanças reais”, ressalta Raj Rao, gerente geral do IBM Food Trust. “O Blockchain é mais do que uma tecnologia comercial aspiracional, é usado hoje para transformar como as pessoas podem construir confiança nos bens que consomem. Para os negócios, pode gerar maior transparência e eficiência”.

Agropad

Recentemente, a IBM e a Enveritas, uma ONG que visa levar práticas sustentáveis ​​ao desenvolvimento econômico e social dos pequenos cafeicultores, assinaram um projeto conjunto para a realização de testes do AgroPad, tecnologia baseada em IA desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil, que permite a análise química e remota de solo. A partir deste projeto, IBM e Enveritas também pretendem entender melhor o ambiente, o contexto e as pessoas que potencialmente irão usar o AgroPad, bem como desenvolver um material educacional para treinar e capacitar futuros usuários da tecnologia.

Para obter mais informações sobre o Farmer Connect e o aplicativo "Thank My Farmer", visite ibm.com/coffee ou assista ao vídeo abaixo.

Sobre a IBM Brasil

Somos uma empresa de pessoas que estão transformando o mundo em um lugar melhor para todos, cocriando o futuro das empresas, governos e da sociedade por meio do forte investimento em pesquisa, pelo uso da inteligência artificial e tecnologias disruptivas. Há mais de 100 anos no País, temos impactado a vida de milhões de brasileiros, sempre colocando em primeiro lugar a transparência, segurança, privacidade e confiança dos dados. Nossa missão é ser protagonista da reinvenção digital das empresas e da sociedade e, para isso, democratizamos o acesso às mais importantes tecnologias, com Watson, blockchain, segurança e IoT, disponíveis na nuvem.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto