Brasil,

Diagnóstico de gestação em vacas usa tecnologia inovadora

Marco Scaglione durante a prática com a utilização do Doppler - Crédito Divulgação - Cedida Marco Scaglione durante a prática com a utilização do Doppler - Crédito Divulgação - Cedida

Prática do mestrado e doutorado em Ciência Animal é ministrada para alunos do curso de Medicina Veterinária

A mesma tecnologia utilizada no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciência Animal, que oferta mestrado e doutorado, foi apresentada na quarta-feira (20) desta semana para alunos do 7º termo do curso de Medicina Veterinária. A apresentação prática ocorreu na Fazenda Experimental da Unoeste, em Presidente Bernardes. Atividade conduzida pela professora Dra. Caliê Castilho e aplicada pelo especialista Marco Scaglione, da DSP Equipamentos Médicos.

Conforme a professora a aula prática de diagnóstico de gestação em vacas por ultrassonografia convencional e Doppler, teve como principal novidade o uso da nova tecnologia. “O uso de Doppler na Medicina Veterinária para grandes animais é bem recente, portanto nossos alunos já estão tendo acesso a uma tecnologia inovadora utilizada para detectar prenhes em vacas mais precocemente que os outros métodos”, explica Caliê.

Entre outros métodos, o ultrassom convencional era o que detectava em menos tempo de gestação: 30 dias após a inseminação artificial. Pelo Doppler, em torno de 20 dias já é possível detectar prenhes. A diminuição em dez dias é importante para o protocolo hormonal e inseminação nas que não ficaram prenhas, “o que aumenta a chance da vaca emprenhar em seu período de serviço que é de aproximadamente 60 dias para alcançar a meta da pecuária de corte que é 1 bezerro/vaca/ano”, diz a professora.

“O ultrassom convencional revela apenas imagem em tons de cinza, correspondente ao tamanho e textura. O Doppler é capaz de traduzir movimentos como o fluxo sanguíneo em cores, tornando as análises mais precisas. No caso de detecção da gestação, analisamos o fluxo sanguíneo do corpo lúteo que é uma glândula endócrina, que produz a progesterona: o principal hormônio da gestação. Nas gestantes o fluxo é intenso e nas não prenhes, como esta glândula está em involução, o suprimento sanguíneo é interrompido”, pontua.

A eficácia da técnica na detecção precoce de vacas não prenhes foi comprovada em 2013, porém, só recentemente os equipamentos de ultrassom Doppler deram condições de valor viável para seu emprego em larga escala no campo. A aula prática foi realizada em parceria com a empresa DPS, que disponibilizou os equipamentos próprios da tecnologia utilizada em linha de pesquisa na qual Caliê atua com os alunos de mestrado e doutorado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo