Brasil,

A nutrição que eleva a taxa de prenhez

Oferta de forragem e suplementação nutricional planejadas colocam bovinos acima de 80% da taxa de prenhez

A estação de monta é um dos momentos mais esperados pelos produtores e um dos momentos para o qual o planejamento é imprescindível. Afinal, o cuidado com a nutrição dos animais precisa ser muito maior. Quando falamos em monta, precisamos lembrar que para que o bezerro seja gerado, necessitamos ter uma vaca com potencial para emprenhar. Para que haja uma taxa de prenhez eficiente e alta é necessário que o produtor se organize antecipadamente, ao longo das fases reprodutivas das vacas e nas épocas de seca. “A taxa de prenhez está ligada a diversos aspectos nutricionais, reprodutivos e sanitários, mas principalmente do escore corporal das fêmeas. Se o escore estiver acima de 4.0 ou abaixo de 3.0, isso poderá implicar em redução nas taxas relacionadas a eficiência reprodutiva. O rebanho precisa ter uma oferta alimentar rica, mas tomando cuidado para não exceder também”, alerta Romulo Batistela, Consultor regional da Cargill Nutrição Animal. Uma vaca pronta para emprenhar é aquela que obteve oferta de forragem, suplementação e pasto rico em nutrientes. Quando isso não ocorre, a taxa de prenhez pode cair para abaixo de 60%, já que a condição corporal da fêmea é determinante para bons índices reprodutivos, como discutido acima.

Outra importante variável que deve ter a atenção do produtor é a categoria reprodutiva das fêmeas na fazenda. Qual a porcentagem do rebanho é composto de primíparas, aquelas que estão com seu primeiro bezerro no pé, quantas estão com sua segunda cria no pé e por fim, quantas são multíparas? “Normalmente as novilhas que estão com seus primeiros bezerros precisam de muito mais cuidado do ponto vista nutricional, já que sua demanda energética é maior pois o animal ainda está em crescimento. Realizamos um estudo e conseguimos definir algumas combinações que poderiam entregar eficiência para o produtor com melhora nos índices reprodutivos, independentemente se a vaca está em sua primeira ou terceira cria”, conta Romulo.

Após vencer desafios de preparo de rebanho na época das secas, mantendo os animais bem nutridos com pasto rico em nutrientes e mineralização correta, o próximo desafio é ajustar isso tudo para que as taxas fiquem acima de 80%. “Em casos onde a fazenda tenha 74% de taxa de prenhez, por exemplo, com a suplementação e aditivo corretos podemos melhorar os índices em até 7 pontos percentuais com a adição de Probeef Reprodução”, conta Romulo.

O Probeef Reprodução é um suplemento que auxilia no melhor aproveitamento dos nutrientes durante o período reprodutivo das vacas. Dessa forma, o produto permite também que a prenhez aconteça no início do período da estação de monta, para aqueles produtores que não precisem melhorar a taxa de prenhez. Dessa forma, para casos de 75 a 82% de taxa de prenhez, a possibilidade de aumento é de 4 a 7 pontos percentuais e, para casos de 82 a 85% pode-se melhorar até 2% pontos percentuais, além de oferecer a oportunidade de prenhez antecipada, levando a geração de um “bezerro do cedo”.

O Bezerro do cedo é o animal que é concebido ainda no início da estação de monta. Tanto dados de pesquisa quanto constatação prática em provado que este bezerro poderá ser um garrote mais pesado, antecipando também a desmama e chegando a terminação com maior potencial de se tornar um boi mais pesado. “Se uma vaca emprenhar mais cedo, ela pode consumir o melhor do pasto, que é aquele que pega ainda a estação de águas e, portanto, é mais rico em termos de nutrientes, e se a fêmea foi melhor nutrida ela terá bezerros com mais fibras musculares”, conclui Romulo. Portanto, uma fêmea bem nutrida é sinal de maior taxa de prenhez na fazenda e de maior proporção de bezerros do cedo, resultando em maior retorno para o pecuarista.

Sobre a Nutron

A Nutron, marca de nutrição animal da Cargill no Brasil, é especialista e líder em soluções inovadoras de produção animal, por meio de desenvolvimento de núcleos, premixes e especialidades para os segmentos de aves, suínos, peixes, pets, bovinos de leite e de corte, além de suplementos para criação de gado a pasto. Há mais de 20 anos, a marca sempre atuou próxima ao produtor para atender sua demanda com conveniência, qualidade e segurança, contribuindo com a prosperidade nos negócios de cada cliente. A companhia também promove ações socioambientais nas comunidades onde está inserida, pois considera ser seu dever atuar de maneira responsável para o desenvolvimento e crescimento sustentável de toda a cadeia produtiva do agronegócio. www.nutron.com.br.

Sobre a Cargill

Os 160 mil funcionários em 70 países trabalham para atingir o propósito de nutrir o mundo de maneira segura, responsável e sustentável. Todos os dias, conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e pessoas e animais com os alimentos que precisam para prosperar. Unimos 154 anos de experiência com novas tecnologias e insights para sermos um parceiro confiável aos clientes dos setores de alimentos, agricultura, financeiro e industrial em mais de 125 países. Lado a lado, estamos construindo um futuro mais forte e sustentável para a agricultura. No Brasil desde 1965, somos uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), estamos presentes em 17 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em 147 municípios e 11 mil funcionários. Para mais informações, visite www.cargill.com e a central de notícias.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo