Brasil,

Descarte de pulverizadores inservíveis

Por Luiz Carlos Castanheira, engenheiro agrônomo, engenheiro de segurança do trabalho e membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS)



O recolhimento de embalagens vazias de produtos fitossanitários já é uma rotina. As embalagens vazias são recolhidas pelo INPEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, que se encarrega da sua reciclagem.

Fica agora uma questão: o que fazer com os pulverizadores após o fim de sua vida útil? Eles também ficam contaminados com o uso, e teriam que ser também recolhidos para uma reciclagem tecnicamente conduzida, como já é feito com as embalagens dos produtos.

Fazendo um cálculo simples, apenas no setor do tabaco, considerando 183 mil famílias produtoras, dois pulverizadores por família e uma vida média de dez anos por pulverizador, teríamos um descarte anual de 36.600 pulverizadores. Se considerarmos todas as outras culturas, e todos os modelos de pulverizadores utilizados na agricultura, esse número aumenta exponencialmente.

Recolher e reciclar os componentes dos pulverizadores é mais difícil, pois há desde equipamentos costais, tracionados por trator, auto propelidos e até aviões agrícolas que teriam que ser incluídos na discussão do problema.

Teria que ser estudada uma logística para receber esses equipamentos, como também criar nos postos de recebimento, oficinas de desmontagem desses pulverizadores, uma vez que os mesmos contêm peças plásticas, o-rings, e peças metálicas de latão (metal amarelo), alumínio, ferro, etc.

As empresas fabricantes de pulverizadores deveriam, por meio de suas entidades representativas, iniciar uma discussão no sentido de dar um destino final a esses equipamentos, uma vez que, descartados como lixo comum, ou reciclados sem cuidados especiais, representam não só risco de intoxicação, como também um problema ambiental muito sério.

Não há no Brasil uma legislação que obrigue o recolhimento desses pulverizadores por parte das empresas fabricantes, porém entendemos que essa logística reversa deverá ser seriamente considerada.

Sobre o CCAS

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo