Brasil,

Zoneamento agrícola do consórcio entre milho e braquiária é validado no Tocantins

Reunião contou com a presença de diversos agentes da cadeia produtiva de valor do agronegócio no estado

A Embrapa promoveu na última sexta-feira em Palmas-TO reunião de validação de dados gerados pela empresa referentes ao Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para consórcio entre milho e braquiária no Tocantins. Essa etapa de validação junto ao setor produtivo e a outros agentes da cadeia de valor do agronegócio é uma exigência do Departamento de Seguro Rural, ligado à Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA / Mapa).

Assim como o zoneamento para outras culturas agrícolas, este que está sendo validado em diversas regiões do país é fundamental para os dois principais seguros rurais gerenciados pelo ministério: o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro); e o voltado para a agricultura familiar, o Proagro Mais. “Este estudo, enquanto instrumento de política agrícola pública, subsidia a gestão dos seguros rurais, Proagro e Proagro Mais, orientando a liberação de crédito de custeio agrícola para o produtor rural, o empresarial e tecnificado e também aquele da agricultura familiar. As demais seguradoras privadas também se beneficiam do estudo”, explica Balbino Evangelista, analista de Pesquisa da Embrapa Pesca e Aquicultura responsável pela condução dos trabalhos validados na reunião.

Ele continua dizendo que “todos os produtores rurais podem fazer uso dos indicativos do Zarc, plantando/semeando na data correta, de baixo risco de quebra de rendimento das lavouras e assim obter renda. Este Zarc, assim como os demais, contribui para a redução de risco e aumento da produção agropecuária brasileira”. Além do Tocantins, estão ocorrendo reuniões de validação nos seguintes estados: Maranhão; Piauí; Bahia; Sergipe; Goiás; Distrito Federal; Mato Grosso; Mato Grosso do Sul; São Paulo; e Paraná.

Expectativa – Após essa etapa de validação nas 11 regiões, caso necessário são realizados ajustes e, depois, os resultados são encaminhados para o ministério. Há expectativa de que o Zarc do consórcio entre milho e braquiária seja publicado e possa ser adotado já para os plantios de milho segunda safra a partir do início de 2020.

A reunião de sexta-feira, de acordo com Balbino, comprovou que o zoneamento apresentado pela Embrapa para o Tocantins condiz com o que é praticado, em campo, pelos produtores. Participaram das discussões representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), do Banco do Brasil, além de produtores rurais, consultores e equipe técnica do Núcleo Temático de Sistemas Agrícolas (NTSA) da Embrapa Pesca e Aquicultura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo