Brasil,

CV Nelore Mocho comercializou 897 animais em 2019, faturando R$ 5,86 milhões

Titular da marca, Carlos Viacava comemora bons resultados e prevê melhora para a pecuária em 2020

A seleção CV Nelore Mocho encerra mais um ano de muito trabalho e bons resultados. Foram três leilões em 2019, que colocaram no mercado o melhor da genética Nelore, com animais avaliados pelos programas da ANCP e PAINT, da CRV Lagoa. Além disso, a marca de Carlos Viacava figurou novamente no Top 100 – Zebuínos da Revista AG, confirmando a qualidade de seus animais.

Nas três edições do Mega Leilão CV Nelore Mocho foram comercializados 897 animais, entre machos e fêmeas, com faturamento de total de mais de R$ 5,86 milhões, resultado da confiança na marca e na qualidade dos animais. O bom desempenho também se deveu ao sistema experimental de 10 pagamentos (1 + 9 parcelas) e ao frete facilitado.

No primeiro leilão do ano, realizado em março, foram comercializados 169 animais, sendo 93 machos e 76 fêmeas. O faturamento foi de R$ 1.141.200,00. Nesta edição, o comprador que optou pelo pagamento à vista ficou isento da comissão de comprador, de 5%, que foi paga diretamente pela Nelore Mocho CV.

A 68ª edição do leilão, a segunda do ano, foi virtual. Realizada no final de julho, comercializou 195 animais, com faturamento de R$ 1.456.500. Também foram vendidas 1.850 doses de sêmen de reprodutores da seleção ao preço total de R$ 36.965,00. A maior cotação ficou com o lote 39, que foi comercializado por R$ 17.500,00.

Já a última edição teve liquidez total, fechando o ano com chave de ouro. Realizado na Fazenda Santa Gina, em Presidente Epitácio (SP), nos dias 29 e 30 de setembro, o leilão comercializou 533 animais, vendidos a 79 criadores de 14 estados brasileiros, além do Paraguai. O faturamento total foi de R$ 3.264.400,00. A novidade de dividir o leilão em duas partes agradou a todos, em especial aos organizadores.

Entre os principais eventos do ano que a marca CV participou, destaque para o 25º Seminário de Criadores e Pesquisadores da ANCP, realizado em Ribeirão Preto (SP), no dia 10 de maio. Carlos Viacava, que é vice-presidente da Entidade, e o diretor da marca CV, Ricardo Viacava, marcaram presença no evento.

E o reconhecimento do trabalho da marca CV Nelore Mocho veio novamente através do Top 100 – Zebuínos, projeto promovido pela revista AG e pela consultoria Brasil com Z que apura o desempenho dos 100 maiores vendedores de touros na temporada 2018.

Dos 19.937 animais comercializados no ano passado, a raça Nelore foi responsável por 16,4 mil exemplares, sendo 1,8 mil da variedade mocha, da qual a marca CV responde por 41% das vendas. Tal desempenho colocou o pecuarista Carlos Viacava entre os 10 maiores vendedores de touros no Brasil, subindo da 8ª para a 6ª posição no ranking.

Viacava explica que 2019 foi marcado pela adaptação ao novo governo, que está colocando a economia em ordem aos poucos, e também pela crise suína da China. “O problema do país asiático redundou em um aumento para o preço do boi por aqui, o que para a nossa pecuária foi bom, apesar de ter ocorrido apenas nos dois últimos meses do ano”, ressalta.

Viacava acredita que o Brasil tem pela frente uma expectativa de um ano melhor, com a economia crescendo devagar, uma inflação baixa, o que é ótimo, com melhoria do emprego e da atividade econômica, que será lenta e pequena, porém firme e segura. “Temos um horizonte um pouco melhor e um ano mais favorável para a pecuária, com incentivo para a cria, com bezerros a bons preços. Enfim, acho que a coisa está entrando nos eixos novamente”, finaliza.

Publicidade