Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Agropaulo chega ao mercado de fertilizantes orgânicos

Empresa do Grupo Telles investe em inovação e tecnologia para diversificar suas atividades no agronegócio

O mercado brasileiro de fertilizantes orgânicos está em alta. Em 2018, o faturamento bruto do setor atingiu R$ 300 milhões, o que representa 4% de toda a indústria nacional da nutrição vegetal, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo). A entidade aponta o entusiasmo desse segmento, que prevê crescimento de 20% no faturamento neste ano.

O otimismo registrado nesses números pode ser visto na prática. A Agropaulo Agroindustrial, empresa do Grupo Telles, acaba de trazer ao mercado o fertilizante orgânico Nat ZB. À base de zinco, boro e óleos essenciais, o fertilizante mineral misto é ideal para o desenvolvimento nutricional de plantas como sorgo, milho, soja, espécies frutíferas, cana-de-açúcar, entre outras culturas.

O produto natural ajuda no crescimento das raízes, tornando a planta mais sadia e resistente à ação de pragas, e, além disso, proporciona maior rendimento da produção. O Nat ZB leva o selo do IBD (Associação de Certificação Instituto Biodinâmico), maior certificadora da América Latina de produtos orgânicos e a única do Brasil com credenciamento válido para todo o mercado internacional.

Para chegar a essa solução, a Agropaulo vem aportando recursos em pesquisa e inovação. “Começamos a investir há pelos menos sete anos em pesquisas, com a extração dos óleos essenciais, que são utilizados na formulação dos nossos fertilizantes, conferindo características singulares em nosso produto”, explica Paulo Telles Neto, presidente do Grupo Telles.

Recentemente, a empresa também deu início à comercialização do Nat Fungi, defensivo microbiológico composto à base de Metarhizium anisopliae, indicado para aplicação em pulverização de plantas e solos para controle de cigarrinhas. “Esse lançamento é uma alternativa natural e ecológica para o combate de pragas, evitando o impacto ambiental causado por agentes químicos”, conta o executivo. Em breve, o Grupo passará a comercializar defensivos de origem vegetal, em fase de registro junto ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Diversificar para crescer

As novidades fazem parte da estratégia da companhia para diversificar sua atuação no agronegócio. Além da produção de fertilizantes e defensivos, a empresa está presente na produção de etanol, grãos (milho, soja e sorgo), pecuária leiteira e de corte e óleos essenciais, negócios distribuídos entre os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Tocantins.

Na prática, essa conjunção de atividades do Grupo Telles se dá por meio da verticalização e horizontalização das linhas de negócios e também da aplicação do sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP). Em ascensão no Brasil, a ILP é a estratégia mais utilizada nos sistemas integrados, ocupando 83% da área, seguida pela Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), com 9%, a Integração Pecuária-Floresta (IPF), 7%, e a Integração Lavoura-Floresta (ILF), 1%.

Na Agropaulo, a ILP teve início em Tocantins, onde a empresa integrou a produção de soja e milho com a criação de gado de corte. Funciona assim: grãos e capim são plantados juntos e, após a colheita do grão, o capim se transforma em área de pastagem para o gado.

Outro exemplo vem da fazenda do grupo no Ceará. Nela, são produzidos o capim e o sal mineral para alimentação do gado leiteiro __ que, eventualmente, também é reforçada com a levedura desidratada, rica em proteína, resultado do processo de fermentação do etanol na usina localizada no Rio Grande do Norte. Toda a alimentação do gado é produzida internamente.

“Trabalhamos integrando os diversos segmentos dentro da nossa cadeia produtiva. No agronegócio, é importante ter outras atividades correlatas que gerem outras fontes de receita, contribuindo para o equilibro financeira da empresa, em função das oscilações dos resultados dos diferentes produtos”, diz Paulo Telles Neto.

Sobre a Agropaulo Agroindustrial

A Agropaulo Agroindustrial investe em inovação para agregar valor a produtos agropecuários. Em sintonia com o que existe de mais moderno no setor, a empresa do Grupo Telles utiliza tecnologia agrícola de ponta na produção de commodities, em especial, biocombustíveis, como o etanol. A Agropaulo também está presente na produção de fertilizantes, pesticidas, óleos essenciais, grãos (milho, soja e sorgo), pecuária leiteira e de corte, em negócios distribuídos entre os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Tocantins.

Sobre o Grupo Telles

Inovação, empreendedorismo e compromisso socioambiental são características que definem o Grupo Telles. Com sede em Fortaleza-CE, a companhia é formada por sete empresas – Agropaulo, Ceará Mirim, Ypetro, Naturágua, Yplastic, Santelisa Embalagens e iPark Complexo Turístico. A história do Grupo, mais antiga empresa familiar do Brasil, começou em 1846 com o português Dario Telles de Menezes, produtor de aguardente de cana-de-açúcar na fazenda Ypióca, em Maranguape-CE. A bebida abriu caminho para uma trajetória de sucesso que atravessa cinco gerações, sempre com a missão de desenvolver produtos que contribuam para melhorar a qualidade de vida das pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo