Brasil,

Operações de mineração de fosfatos são completamente automatizadas pela Epiroc

Maior operação da soluçãoEpirocTeleremote no mundo aumenta a produtividade do principal produtor de fertilizantes minerais de fosfato na Rússia.

As soluções avançadas de automação da Epiroc para perfuração remota, incluindo o SimbaTeleremote e o sistema de telemetria Certiq, foram implementadas recentemente em uma importante filial do grupo PhosAgro, que é o principal produtor de fertilizantes minerais de fosfato na Rússia e um dos maiores produtores do mundo. Por meio das soluções automatizadas, vários riscos associados aos trabalhos dos operadores foram eliminados e a produção das perfuratrizes cresceu 20%.

A implantação ocorreu na cidade russa de Kirovsk, filial da Apatit JSC (empresa do Grupo PhosAgro), abrangendo todo o ciclo operacional, desde a extração de minério até a produção de concentrado de apatita, uma matéria-prima usada para fertilizantes minerais de fosfato.

"À medida que as metas de perfuração na mina aumentam a cada ano, nossa empresa procura maneiras de aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar a qualidade do trabalho. Além disso, estabelecemos uma meta de maximização dos níveis de segurança para os operadores de perfuratrizes, que sempre enfrentaram condições de trabalho severas. Para isso, decidimos avançar para a automação de todo este processo, incluindo a adoção de planos de perfuração totalmente digitalizados. Somente a Epiroc conseguiu oferecer uma solução integrada que atendesse completamente aos nossos requisitos”, afirma Andrei Abrashitov, diretor da Apatit JSC Kirovsk.

Para monitorar dados de performance vitais de cada perfuratriz em tempo real, a solução da Epiroc engloba o sistema de telemática Certiq, o que tem permitido à Apatit manter os níveis de produção em até 95% ou mais.

A transmissão remota dos planos de perfuração, para plataformas de perfuração Simba fica a cargo do sistema Epiroc ABC Total, alcançando um nível de automação sem precedentes, melhorando a precisão da perfuração e minimizando possíveis erros humanos. A Apatit é capaz de executar a perfuração automática desde um único furo até um anel inteiro sem a intervenção do operador.

Tradicionalmente, as perfuratrizes subterrâneas são controladas por operadores em cada equipamento. Com a solução da Epiroc, a operação de vários equipamentos é feita à distância, por um operador a partir de uma sala de controle acima do solo. Ele pode visualizar todo o processo com a ajuda de câmeras de vídeo montadas nas perfuratrizes. Sensores integrados enviam dados para um painel de controle, permitindo ao operador monitorar o desempenho e o status em tempo real.

Todos esses recursos inteligentes são integrados pelo 6th Sense, uma solução da Epiroc para otimizar a cadeia de valor através da sinergia entre automação, sistemas e gerenciamento de informações. O 6th Sense amplia a conectividade como um todo, conferindo maior interoperabilidade para desbloquear todo o potencial da automação e assim obter ganhos de produção a custos operacionais mais baixos.

Na Apatit, agora um único operador controla seis equipamentos de perfuração ao mesmo tempo a partir de uma estação de controle. Nesta mesma estação, um segundo operador controla mais outras quatro plataformas de perfuração adicionais. Com esse sistema, os dados de utilização de cada máquina são monitorados de perto mantendo o nível de produtividade no máximo.

“Hoje, esse é o maior projeto de Teleremote do mundo para plataformas de perfuração de produção", compartilha ArtyomYakovlev, chefe do departamento de excelência em produção da filial da Apatit JSC Kirovsk.

Além de todos esses benefícios, outra vantagem desta solução da Epiroc é que não é mais necessário interromper o processo de perfuração a cada explosão, visto que os operadores não precisam ser removidos.

"Segurança, confiabilidade e alta produtividade são os componentes mais importantes da nova solução, que implementamos em nosso trabalho em conjunto com a equipe da Epiroc", ressalta Andrei Abrashitov, diretor da Apatit JSC Kirovsk, resumindo as opiniões dos gerentes das filiais.

“As equipes da Epiroc e Apatit colaboraram profissional e habilmente, resultando na conclusão bem-sucedida do projeto de teste. Com base neste teste, atualmente estamos desenvolvendo o uso da tecnologia Epiroc em nossa empresa”, enfatiza Sergei AlexandrovichCherkasov, diretor de TI da Apatit.

O sucesso do projeto motivou a Apatit a estudar a implantação do mesmo tipo de automação para Rasvumchorrsky, outra de suas minas.