Brasil,

Projeto de gestão de resíduos gera 80% de taxa de reciclagem

Projeto de gestão de resíduos aplicado na Horta Urbana Vila Nilo. Crédito: Mila Maluhy Projeto de gestão de resíduos aplicado na Horta Urbana Vila Nilo. Crédito: Mila Maluhy

O desenvolvimento de técnicas de compostagem acelerada e horta, gera emprego e promove a economia circular

Uma metodologia criada pela startup de desenvolvimento e implementação de práticas socioambientais inovadoras, a Eccaplan, instalada na Incubadora USP/IPEN-Cietec, está sendo aplicada em empresas e atingindo uma taxa de reciclagem acima de 80%. O projeto, além de trabalhar a não geração e destinação correta de todos os resíduos, desenvolve bactérias e arquitetura para a realização de compostagem acelerada dos resíduos orgânicos (cascas de frutas, legumes e restos de alimentos), gerando empregos e benefício ambiental.

De acordo com Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan, este índice é bastante significativo, levando-se em conta que a taxa de reciclagem de resíduos gerados da cidade de São Paulo varia entre 2% a 3%. “Nossa ideia é disseminar, cada vez mais, o conceito e boas práticas relacionadas aos resíduos sólidos, com o objetivo de engajar pessoas, comunidades e empresas a planejarem e gerenciarem seus resíduos, enfatizando a não geração e uma grande mudança na forma atual do fluxo de materiais na sociedade, deixando um legado positivo às gerações futuras”, afirma.

Como funciona

Por meio de programas de ação e educação contra as mudanças climáticas, como Sou Resíduo Zero, projeto de gestão de resíduos, a consultoria busca alternativas para a destinação correta dos resíduos gerados pelas empresas.

O processo começa com a separação de resíduos (de obras, refeitórios, supermercados, hotéis, clubes, shoppings etc.) gerados por empresas, por meio da separação das embalagens, entulho, madeira e resíduos orgânicos. Em seguida, estes resíduos são levados para a área de compostagem, misturados com serragem ou folhagem e bactérias, e transformados em adubo. Este adubo é aplicado em hortas. Portanto, resíduos que seriam jogados fora e prejudicariam o ambiente viram adubo e mais alimento.

Aplicação do projeto

Uma das aplicações da campanha da Eccaplan é na Horta Urbana Vila Nilo (zona norte de São Paulo/SP), uma das áreas mais carentes de São Paulo. O projeto transformou um antigo local de despejo de resíduos, entulho e violência, em uma grande horta, geração de renda, oficinas e produção de alimento orgânico. Hoje, o local gera verduras e legumes, como alface, repolho, pimentão, abóbora e cheiro-verde, que vão direto da plantação para a mesa dos moradores do entorno.

Beltrame conta que quando conheceu a Vila Nilo e sua realidade ficou sensibilizado e percebeu que era o local ideal para implantar o projeto. “A região carecia de infraestrutura pública, sofria muito com a violência, falta de saneamento básico, enchentes, ausência de parques e áreas verdes. Com força de vontade e ajuda de voluntários, iniciamos a transformação do local. Limpamos uma parte da área, fizemos alguns canteiros, criamos composteiras e iniciamos a produção de alimento e adubo orgânico”, afirma.

Além da Horta Urbana Vila Nilo, a Eccaplan desenvolve seus programas em empresas como: Leroy Merlin, Esporte Clube Pinheiros, Clube Hebraica, Itaqua Garden Shopping, Obramax, Feira da APAS, Brasil Game Show, entre outros.

A startup

A Eccaplan iniciou suas atividades, na Incubadora USP/IPEN-Cietec, em 2009, com o objetivo de desenvolver estratégias, produtos e serviços que fomentem a economia de baixo carbono. Recém-graduada, a startup permanece no Cietec sob a condição de empresa residente — a instituição tem um programa de quatro anos dedicado a negócios em estágios mais avançados.

Para Sergio Risola, diretor-executivo do Cietec, a entidade tem como principal objetivo consolidar negócios que geram soluções impactantes para a sociedade. “O projeto da Eccaplan é fundamental para este propósito, principalmente, neste momento de crise ambiental em que o mundo está vivendo. É preciso engajar pessoas, empresas e governo para melhorar nossas práticas e nosso compromisso com o meio ambiente”, finaliza.

Sobre o Cietec

O Cietec - Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, fundado em abril de 1998, tem como missão incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica por meio da criação, fortalecimento e a consolidação de empresas de base tecnológica. O Cietec apoia a transformação de conhecimento em produtos e serviços para o mercado, a inserção no ecossistema de inovação, a capacitação técnica e de comercialização, contribuindo para o aumento da competitividade no Brasil.

O Cietec é a entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica USP/IPEN, onde são conduzidos processos de incubação de empresas inovadoras, em diferentes níveis de maturidade. Nesses processos, são oferecidos serviços de apoio para demandas nas áreas de gestão tecnológica, empresarial e mercadológica, aproximação com o investimento-anjo, capital semente e venture capital, recursos de fomento público, além de infraestrutura física para a instalação e operação dessas empresas.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo