Brasil,

Elidio Frias, um dos executivos mais influentes do setor de celulose e papel, volta ao mercado como consultor

Com vasta experiência no segmento, empresário empreende e abre a sua própria consultoria, oferecendo conhecimento, melhores práticas e soluções especializadas.

Após mais de 40 anos de experiência atuando no mercado de celulose e papel em grandes empresas, Elidio Frias realiza sua transição de carreira, tornando-se consultor empresarial para diferentes companhias. “Com o meu conhecimento de mercado, pretendo ajudar as empresas a reverem a proposta de valor de seu portfolio, aprimorando o relacionamento com seus clientes, além de oferecer soluções estratégicas para cada negócio”, explica Elidio.

Logo no início da consultoria, o profissional fechou um contrato com a divisão Nalco Water da Ecolab, líder mundial em tecnologias e serviços de água, higiene e energia, para elaborar um plano estratégico voltado ao segmento de celulose e papel da companhia. “Optei por trabalhar como consultor externo da Nalco Water nesse primeiro momento pela oportunidade de ter um escopo amplo de atuação. Juntos, poderemos desenvolver estratégias para novos relacionamentos institucionais, ajustes de processos e otimização do portfólio”, explica Frias.

Expertise aliada à inovação

Frias acredita que as empresas que estão investindo na aplicação de novas tecnologias e na automação dos sistemas têm mais potencial de mercado. “Algumas empresas, por exemplo, oferecem serviços baseada nos conceitos de Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem, proporcionando mais lucratividade para a indústria de celulose e papel, além de auxiliar nos processos produtivos de seus clientes, o que amplia as possibilidades de criação de novos negócios”.

Ele cita a tecnologia ECOLAB3D como um exemplo de inovação aliada ao digital. “Na gestão de água, o ECOLAB3D™ usa de tecnologia digital avançada para otimizar sistemas complexos de água e produção. A ferramenta utiliza de recursos digitais em tempo real, química inovadora e o monitoramento remoto proporcionado pelo 3D TRASAR™ da Ecolab. Uma verdadeira revolução para ajudar a impulsionar o desempenho operacional global, melhorar a utilização de ativos e reduzir o uso de água”.

Entre as orientações prestadas por Elidio aos seus clientes, estão ainda o alinhamento de processos internos com as melhores práticas no setor; estudos de mercado e identificação de oportunidades para ampliação de portfólio.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: