Brasil,

Famerp reúne pesquisadores do mundo para discutir arboviroses

Estão confirmadas palestras de profissionais das principais unidades brasileiras, além de pesquisadores dos Estados Unidos, França, Argentina, Porto Rico e Reino Unido.

A Faculdade de Medicina de Rio Preto – Famerp recebe, entre os dias 4 e 7 de dezembro, especialistas dos maiores centros de pesquisa do mundo para o “IV FAMERP-UTMB: Emerging infections in the Americas - common interests and collaboration between Brazil and USA”. O evento é promovido pelo Laboratório de Pesquisa em Virologia da Famerp (LPV-Famerp) em parceria com o Departamento de Patologia da University of Texas Medical Branch (UTMB), renomado centro de pesquisa em arboviroses.

Durante o simpósio, os pesquisadores vão discutir importantes aspectos de doenças veiculadas por vetores, incluindo arboviroses, ricketsioses e malária. Dentre os temas abordados estão aspectos clássicos da biologia dos microrganismos que causam essas doenças, diferentes métodos de diagnóstico, filogenia, evolução e entomologia.

Os especialistas também vão abordar a atual situação epidemiológica e aspectos clínicos da pesquisa em arboviroses no Brasil, a interface entre o vírus, o hospedeiro e as características imunológicas, a interação entre os vírus e seus vetores e a relação com o controle dessas doenças.

Estão confirmadas palestras de profissionais das principais unidades brasileiras, além de pesquisadores dos Estados Unidos, França, Argentina, Porto Rico e Reino Unido. Nos dois primeiros eventos, realizados em 2012 e 2016, mais de 200 pesquisadores e estudantes de várias instituições do Brasil e do exterior vieram a São José do Rio Preto.

“Pelas características tropicais que o Brasil apresenta, muitos vetores, como o mosquito Aedes aegypti, facilmente conseguem se reproduzir em todo o território do nosso País, levando consigo muitos vírus como dengue, zika e chikungunya. Por este motivo, desde 2012, nosso laboratório realizou três eventos em colaboração com o Departamento de Patologia da University of Texas Medical Branch (UTMB), com o objetivo de aprimorar o conhecimento e discutir a situação atual do Brasil”, explica Maurício Lacerda Nogueira, chefe do Laboratório de Virologia da Famerp.

Nos últimos 10 anos, o LPV da FAMERP colabora com o renomado Departamento de Patologia da Universidade do Texas (UTMB), um centro de excelência na pesquisa de arbovírus. O objetivo da parceria é produzir conhecimento sobre as arboviroes, desenvolvendo formas de tratar ou previr doenças e possíveis epidemias.

Serviço
IV FAMERP-UTMB: Emerging infections in the Americas - common interests and collaboration between Brazil and USA
4 a 7 de dezembro
Centro de Convenções da Famerp


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo