Brasil,

Uruguai faz simpósio sobre agroquímicos e destaca programa brasileiro de segurança e proteção ao trabalho rural

Encontro une órgão de governo e escola de agronomia daquele país; pesquisador mostra avanços obtidos nas lavouras brasileiras após a implantação do Programa IAC-Quepia de Qualidade de EPI

Paysandú (Uruguai) – Órgão governamental uruguaio, o INIA - Instituto Nacional de Investigación Agropecuária, realiza nesta quinta-feira, 21, o 1º Simpósio de Buenas Prácticas en Aplicación de Fitossanitarios. Na ocasião, o pesquisador científico brasileiro Hamilton Ramos apresenta, a convite da organização do encontro, a palestra Seguridad del operário Y Calidad de los equipos de protección personal. Ele coordena no Brasil ao programa IAC-Quepia de Qualidade de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura.

Criado há 13 anos, por meio de uma parceria entre o setor privado e o Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA-IAC), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, o Quepia teve peso decisivo para reduzir, no Brasil, a reprovação de vestimentas protetivas submetidas a certificações de qualidade. Esse índice, que era de 80% no ano de 2006, caiu para 20% no ano passado.

Segundo Ramos, o Quepia estuda continuamente as condições operacionais e o grau de exposição do trabalho rural a agroquímicos. O programa, conforme o pesquisador, investiga padrões de qualidade de matérias-primas empregadas na confecção de vestimentas protetivas e concede um selo de qualidade a fabricantes cujos produtos são aprovados em testes específicos.

“Nos valemos de metodologias próprias e de normas internacionais da ISO, para assegurar que a vestimenta entregue ao trabalhador reduza sua exposição a ativos químicos. O Selo Quepia se tornou uma referência nacional”, diz Ramos.

Ramos acrescenta que embora ainda considere elevado o atual patamar de reprovação de vestimentas no País, na casa de 20%, o Brasil produziu um caso de sucesso nessa área, “sobretudo pela dimensão de sua fronteira agrícola na comparação a outros países”. “Hoje, países como Chile, Bélgica, França e Japão têm procurado nossa equipe para trocar informações sobre medidas de proteção ao trabalho rural”, conclui Hamilton Ramos.

De acordo com os organizadores do simpósio, devem participar do encontro mais de 150 pessoas, entre pesquisadores, cientistas, acadêmicos e representantes de órgãos de governo uruguaio da área agrícola.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo