Brasil,

BASF investe US$ 4 milhões no fundo AgVentures II administrado pela SP Ventures

- Fundo visa às startups latino-americanas

- Incentivo a inovações promissoras no mercado de AgFood

A BASF Venture Capital é um dos maiores investidores na primeira rodada de captação de recursos do fundo brasileiro AgVentures II, alocando US$ 4 milhões. O fundo é administrado pela SP Ventures, com sede em São Paulo (SP), e visa às startups de tecnologia latino-americanas do setor agrícola e de alimentos, chamado AgFood. O fundo pretende apoiar de 20 a 25 startups com atividade na América Latina. Além da BASF, há outros investidores estratégicos, agências e bancos de desenvolvimento internacional e family offices. Para a BASF Venture Capital, este representa o primeiro investimento no Brasil.

A agricultura é um dos principais pilares da economia brasileira, setor responsável por cerca de metade das exportações do país que é líder global na comercialização de culturas como cereais e milho. Ainda assim, os produtores agrícolas locais enfrentam desafios peculiares, devido às condições climáticas específicas, durante as duas a três safras por ano que são possíveis no Brasil. Dentre esses desafios estão a maior proliferação de pragas e doenças, além de diferentes condições do solo.

O número de empresas que trabalham com tecnologias ou modelos de negócio adequados às condições agronômicas específicas da região aumentou consideravelmente nos últimos dois anos. Ao mesmo tempo, o setor de AgTechs se tornou um dos mais importantes para os fundos de investimento em startups no Brasil. Atualmente, o fundo AgVentures II é o único que se concentra, exclusivamente, em tecnologias para agricultura e alimentos.

Os desafios da agricultura na região e, portanto, o foco deste fundo incluem: fatores de produção agrícola, gestão de negócios, agricultura de precisão, softwares e gestão da pecuária; tecnologias para indústria alimentícia como novos ingredientes e proteínas à base de plantas; e soluções para a cadeia de suprimentos, considerando segurança alimentar e rastreabilidade, logística e processamento. O setor emergente de serviços financeiros baseado em tecnologia e focado no agronegócio também será um alvo importante.

“A cooperação entre os nossos negócios e as startups se tornou um importante impulsionador da inovação para os clientes, assim como de crescimento para a BASF na América do Sul. Demos um passo importante com o lançamento do AgroStart, um programa de aceleração que já registrou 420 startups no setor de AgTech desde 2016. O investimento da BASF Venture Capital no fundo AgVentures II nos dará a oportunidade de aumentar a nossa participação neste ambiente dinâmico, inovador e colaborativo, que pode gerar soluções valiosas para o setor", diz Manfredo Rübens, presidente da BASF América do Sul.

Com o investimento no Fundo AgVentures II, a BASF Venture Capital dá um importante passo na direção do apoio às atividades do segmento de Soluções para a Agricultura da BASF. “A partir deste investimento, buscamos apoiar startups promissoras e as áreas de negócios da BASF. Como investidores do AgVentures II, estamos assentando as bases para as nossas próprias atividades futuras de investimento direto no Brasil e na América Latina”, afirma Markus Solibieda, diretor-geral da BASF Venture Capital.

Além de fornecer suporte financeiro e técnico, a BASF também planeja colaborar e compartilhar conhecimento, além de insights sobre o mercado com os negócios disruptivos da rede da SP Ventures. “A BASF é um investidor âncora único que fará da SP Ventures um investidor financeiro ainda melhor”, disse Francisco Jardim, diretor-geral da SP Ventures.

“Como parceira em nossa rede e com sua posição de destaque na região, a BASF passará credibilidade institucional para toda a economia do agronegócio no Brasil. A partir do acesso à expertise técnica e seu conhecimento de mercado, também poderemos tomar decisões de investimento mais qualificadas. Além disso, os ativos operacionais da empresa são apropriados para agregar valor ao portfólio do fundo. Assim como a BASF, as AgTechs – que também contam com investidores de startups e são parte de nosso portfólio – se beneficiarão mutuamente com o compartilhamento da informação e com as sinergias estratégicas”, completa Solibieda.

Sobre a SP Ventures

A SP Ventures (SPV) foi fundada em 2007 e é considerada líder no segmento de tecnologia de AgFood na América Latina. A companhia investiu em mais de 30 empresas de tecnologia que estão transformando o agronegócio, garantindo a segurança alimentar global e empoderando os agricultores. A SPV busca constantemente por empreendedores brilhantes e apaixonados, engajados em qualquer ciclo da cadeia de valores do agronegócio. Os sócios acreditam que o empreendedorismo é a ferramenta mais eficiente para solucionar os problemas sérios da humanidade. Para mais informações, acesse www.spventures.com.br/en/.

Sobre a BASF Venture Capital

A BASF Venture Capital GmbH (BVC) foi fundada em 2001 e tem escritórios na Europa, Estados Unidos, China, Índia, Brasil e Israel. O objetivo da BVC é suportar o crescimento estratégica da BASF e Indústria Química investindo em startups e fundos de capital de risco. O investimento tem como foco produtos químicos e novos materiais, software e serviços, além de modelos de negócio inovadores e digitais no campo mais amplo da química. Para mais informações, acesse: www.basf-vc.com.

Sobre a BASF

Na BASF criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 122 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF registrou vendas de € 63 bilhões em 2018. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.basf.com.br

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: