Brasil,

Fazenda em Mato Grosso tem resultado superior e duradouro com o uso de forrageira híbrida da Barenbrug

A Fazenda União, localizada na cidade de Chapada dos Guimarães/MT, investe em cultivares melhoradas há mais de 15 anos. A propriedade tem mais de 40 anos e é atualmente gerida pela segunda geração da família Borges. O gestor atual, Lázaro Borges, entendeu que o uso de forrageiras híbridas proporciona melhor produtividade e maior rentabilidade.

A fazenda possui 1200 animais, em uma área de mil hectares, e trabalha com o sistema de cria. Das diversas braquiárias utilizadas pelo pecuarista, a que mais se destaca até hoje é a Brachiaria híbrida cv. Mulato II, comercializada pela Barenbrug.

“Utilizei Mulato II em consórcio com outras cultivares e, com o tempo, observamos que as demais opções acabavam e ela continuava. Foi a única braquiária não atingida pela morte súbita e a mais resistente que já trabalhei; além de ter formado em áreas em que outros tipos não conseguiam crescer”, explica Borges.

Para o produtor, uma das principais características positivas do Mulato II é o bom enraizamento, além da produção de muita folha e pouco talo. “O volume de pastejo proporcionado é muito superior às demais, espalha melhor no chão e responde rápido à adubação. Estamos há um ano fazendo calagem e adubação de pastagem, além de curvas de nível para evitar erosão e melhorar a qualidade do solo arenoso”, esclarece.

Atualmente, o produtor conta com 30 hectares de Mulato II e o próximo passo é completar as outras áreas com o híbrido, chegando a 230 hectares, no total. “A cultivar aguenta um volume de gado bem maior e notamos que sua palatabilidade é outro diferencial: se comparada com outras cultivares, ela é a primeira a ser pastejada. Já experimentei todas as braquiárias na fazenda e a única que realmente teve produtividade foi o Mulato II”, confirma.

A Brachiaria híbrida cv. Mulato II é comercializada no Brasil com pureza mínima de 97% e com o tratamento que recebe a marca Yellow Jacket®. Além de fungicida, a tecnologia Yellow Jacket® inclui inseticidas de amplo espectro, complexo de macro e micronutrientes e bioestimulantes, formulação que proporciona uma maior proteção inicial das plântulas e velocidade no estabelecimento da forrageira na área. Para mais informações, acesse www.mulato2.com.br.

Sobre a Barenbrug Brasil

A Barenbrug do Brasil é uma empresa do Royal Barenbrug Group, com mais de cem anos de vida, pioneira e líder mundial no segmento de sementes forrageiras. É especializada no melhoramento genético, na produção e no tratamento de sementes. Desenvolve tecnologias inovadoras para manejo de pastagem e, por meio do programa de melhoramento genético e de sua rede de distribuição, oferece cultivares superiores ao setor agropecuário, adaptadas e com alto potencial de conversão em produto animal. A empresa foi fundada na Holanda em 1904 e possui 27 filiais presentes em todos os continentes – especializadas também no melhoramento genético e na produção de sementes para gramados e forrageiras – o que a torna uma das maiores companhias do setor no mundo. No Brasil desde 2012, a Barenbrug é a única empresa privada especializada em melhoramento genético de forrageiras tropicais. Para mais informações, visite www.barenbrug.com.br.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: