Brasil,

Oito embalagens de aço são premiadas por júri com participação de pesquisadora do Ital, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP

Sílvia Dantas participou do comitê de jurados do 5º Prêmio de Embalagens de Aço, dedicado aos lançamentos dos últimos dois anos

O 5º Prêmio de Embalagens de Aço, dedicado a projetos lançados nos últimos dois anos, teve como vencedores oito dentre mais de 40 projetos inscritos nas categorias aplicação diferenciada, design, inovação, melhor litografia, praticidade, tampa para embalagens diversas e sustentabilidade. A seleção de finalistas e definição do resultado ficou à cargo de comitê composto de representantes de agências de design, entidades setoriais, fornecedores de matéria-prima e institutos de pesquisas, como o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

“É muito importante para o setor de embalagens metálicas como momento de união e busca comum de crescimento”, frisa a pesquisadora Sílvia Dantas, diretora do Centro de Tecnologia de Embalagem (Cetea) do Ital, que representou a instituição na edição deste ano. “É fundamental estar próximo, fazer e renovar contatos e conhecer o que o mercado está fazendo. É um momento interessante também pois recebemos retorno sobre a importância dada ao nosso trabalho por várias empresas”, completa.

Foram vencedoras as embalagens Lata Frango Seara da JBS, pela Aplicação Diferenciada; Lata Chocolat Du Jour da Brasilata e Lata Safra Especial Cooxupé da Meister, pelo Design; Balde 12 litros para cerveja da CMP pela Inovação; Lata Granola Natubom da Brasilata pela Litografia; Lata Leão Fuze da Meister, pela Praticidade; Tampa Wildflower da Silgan White Cap, dentre as tampas para embalagens diversas, e Lata 18 litros Anjo Tintas da CMP, pela Sustentabilidade. Além disso, a jornalista Lucélia Monfardini da Revista Paint & Pintura foi destaque com a matéria “Benefícios Ambientais”.

Para Sílvia, a categoria sustentabilidade é a que mais chamou a atenção. “Além de ser indispensável no momento que vivemos, envolveu como critério também a comunicação na embalagem: é interessante para que não haja divulgações erradas que poderiam enganar o consumidor”, detalha.

A presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), organizadora do Prêmio, considera que os projetos vencedores são merecedores. “Apesar do período de crise, o setor de latas de aço se reinventa e se renova ano a ano”, discursou Thais Fagury durante cerimônia de premiação, na última quarta-feira (23), em São Paulo. Na oportunidade, além de Sílvia, esteve presente a pesquisadora Fiorella Dantas, que também atua no Cetea.

Sobre o Ital

O Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) promove atividades de pesquisa, desenvolvimento, assistência tecnológica, inovação e difusão do conhecimento nas áreas de embalagem e de processamento, conservação e segurança de alimentos e bebidas. Fundado em 1963 e situado em Campinas/SP, o Ital é vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), e conta com unidades técnicas especializadas em produtos cárneos, de panificação, cereais, chocolates, balas, confeitos, laticínios, frutas, hortaliças, engenharia de processos industriais e embalagens; 15 plantas-piloto especializadas em processamento de alimentos e bebidas e de avaliação do desempenho de embalagens; e 35 laboratórios de análise e ensaios, além do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e da Plataforma de Inovação Tecnológica, especializada em estudos de tendências de mercado e de prospecção de oportunidades e demandas de inovação. É certificado na norma NBR ISO 9001 e possui ensaios acreditados na norma ISO/IEC 17025 pela Cgcre/Inmetro. Outras informações estão disponíveis no site http://www.ital.agricultura.sp.gov.br.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: