Brasil,

Agricultura 4.0 é tema de semana acadêmica da Agronomia Unoeste

Evento teve início nessa terça-feira (5) com palestra sobre o assunto com o Dr. Gustavo Spadotti, da Embrapa Territorial de Campinas (SP)

Seguindo as tendências de discussão sobre a revolução digital e tecnológica, teve início na noite dessa terça-feira (5), a 32ª Semana de Estudos Agronômicos de Presidente Prudente (Seapp), organizada pelo curso de Agronomia da Unoeste. O evento, que tem como tema principal a Agricultura 4.0: Desafios e oportunidades, recebeu o Dr. Gustavo Spadotti, da Embrapa Territorial de Campinas (SP), para ministrar palestra sobre o assunto no Auditório Azaleia lotado de estudantes, professores e profissionais da área.

De acordo com o palestrante, que é engenheiro agrônomo e atua na gestão estratégica da Embrapa, dentro da agricultura os profissionais já presenciaram alguns saltos tecnológicos e o objetivo de sua participação na Seapp é informar aos alunos e presentes quais foram os passos dados neste sentido e onde estamos inseridos neste contexto de desafios para a inclusão de novas tecnologias, principalmente da digital dentro dos processos agropecuários.

“No Brasil temos uma agricultura muito heterogênea. Temos níveis de produção variados, e apesar de precisarmos avançar em temas e ciências básicas, o despertar dessas novas tecnologias ao ser aplicadas na agricultura, fez possível obter grandes contribuições para a diversificação de processos e produtos do campo. Com isso, a eficiência de muitos desses processos começou a ter grande representatividade a ponto de contribuir não só com a competitividade no setor agropecuário, mas com a redução de gargalos e problemas que eram históricos e que a partir das tecnologias digitais foram superados”, explica.

Gustavo salienta que abordar este tema com estudantes, futuros profissionais da área, é imprescindível para uma melhor adaptação deles no mercado de trabalho, para que realmente entendam quais serão esses novos desafios e oportunidades na agricultura 4.0. “Apesar desses acadêmicos já terem uma facilidade muito grande com a tecnologia e em captar novos conhecimentos, eles precisam entender e se apoderar desse processo para facilitar a entrada no mercado. Então, essa transferência chegando ao produtor por meio desses novos profissionais que estão iniciando a carreira no campo pode levar a um benefício significativo para toda a cadeia produtiva do agronegócio brasileiro”, fala.

A convite da organização, o pró-reitor acadêmico da Unoeste, Dr. José Eduardo Creste, que também é engenheiro agrônomo, esteve presente e compôs a mesa principal de abertura do evento. Em sua fala, fez questão de parabenizar toda a comissão pela escolha do tema deste ano. “A agronomia não pode ficar de fora desse novo marco tecnológico que se coloca diante de todas as profissões no âmbito digital e de informatização, pois já é uma realidade no nosso meio e no nosso trabalho. Desejo que os participantes aproveitem ao máximo esses dias de muito conhecimento. Com certeza irá acrescentar muito a eles lá fora, afinal, ter essa consciência ainda na universidade será enriquecedor”, diz.

Programação

O cronograma de atividades segue intenso com minicursos e palestras diurnas e noturnas. O encerramento, no sábado (9), será realizado no Centro Agronômico, no campus II da Unoeste, das 8h às 12h, com um Dia de Campo.

Para o coordenador do curso de Agronomia, Dr. Carlos Sérgio Tiritan, toda a programação que está inserida no tema Agricultura 4.0 tem o intuito de oferecer aos participantes conhecimentos sobre a revolução digital que a área tem vivido. “Os estudantes precisam participar dessa realidade, pois eles serão com certeza os grandes atores dessa transformação que o campo já está presenciando, mas que ainda vivenciarão nos próximos anos tecnologias que nem imaginamos na produção agrícola”, fala.

Acadêmica do 5º termo de Agronomia, Caroline Procópio se diz ansiosa com a programação da Seapp, pois desde o início do curso tem participado deste evento e sabe o quanto o contato com profissionais de fora é enriquecedor para sua formação. “Nós já temos na universidade estruturas físicas e tecnológicas muito boas tanto em aulas práticas, quanto nos laboratórios. Ter acesso a pessoas que já estão no mercado de trabalho vindo mostrar para nós a prática da profissão é o que mais me chama a atenção em semanas acadêmicas como esta”, comenta.

A programação completa da Semana de Estudos Agronômicos pode ser conferida na página do evento, no site da Unoeste.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo