Nutrição eficiente é essencial para mitigar efeitos negativos do glifosato na soja, afirma diretor técnico da Brandt do Brasil

Nutrição eficiente é essencial para mitigar efeitos negativos do glifosato na soja, afirma diretor técnico da Brandt do Brasil

Defensivo agrícola mais utilizado no mundo, o glifosato surgiu como ferramenta importante para o manejo de plantas invasoras de difícil controle que resistiam à ação de outros herbicidas. Entretanto, as aplicações podem causar estresse nas lavouras, como a de soja, gerando impacto produtivo. “Com o glifosato, os agricultores passaram a manejar ervas daninhas com mais eficiência, mantendo a soja com menor mato-competição e, consequentemente, obtendo maior produtividade”, explica engenheiro agrônomo e diretor técnico da Brandt do Brasil, Samuel Guerreiro.

A aplicação, contudo, interfere em determinas processos metabólicos da vegetação. “Isso acontece porque a molécula do glifosato tem alta afinidade por cargas livres e acaba sequestrando alguns elementos da planta, impactando, em alguns casos, de forma negativa a eficiência nutricional, por exemplo, da soja”, diz Guerreiro.

No caso do cultivo de soja, estudos científicos indicam que, em certas condições, o estresse causado pelo glifosato causa redução de massa seca e nódulos nas raízes e, ainda, provoca queda da produtividade. “Isso pode ocorrer devido ao aumento de AMPA nas folhas ou pela alta afinidade por cargas do glifosato na planta”, detalha o diretor técnico da Brandt do Brasil.

Como o herbicida tem função essencial na agricultura atual, a tecnologia auxilia produtores rurais com descobertas para minimizar perdas. A primeira delas foi a aplicação de manganês, elemento químico que têm alta afinidade com a molécula do glifosato e está presente em diversas soluções do mercado.

“Hoje em dia, já temos produtos ainda mais inovadores, que além de entregar outros nutrientes importantes as plantas, como zinco, boro e enxofre, contam com tecnologia única, que atua diretamente na fisiologia da planta, mitigando esse estresse causado por defensivos agrícolas”, afirma Samuel Guerreiro.

Um dos exemplos dessa moderna tecnologia para mitigar os efeitos do glifosato sobre a plantação é o fertilizante Smart Trio, da Brandt, capaz de corrigir deficiências de nutrientes e atuar diretamente da fisiologia da planta. Resultados obtidos pela empresa indicam redução parcial ou total do estresse causado pelo herbicida dependendo dos fatores climáticos, cultivares, solo etc.

Sobre a Brandt

A Brandt do Brasil é subsidiária da norte-americana Brandt, que atua há mais de 65 anos na fabricação de insumos para diversas culturas. Especialista em nutrição vegetal, a empresa está presente em mais de 50 países, com tecnologias inovadoras. A companhia está há quatro anos no Brasil, com sede administrativa em Londrina (PR) e fábrica em Olímpia (SP).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo