Tomate Vero pode ser cultivado em 3 formas de plantio

Um dos frutos mais cultivados no mundo, o tomate é indicado para diversos pratos. Do tipo italiano e mais alongado, o Vero apresenta sabor e consistência diferenciada, com mais fibras (firmeza), maior conservação pós-colheita (durabilidade) e frescor, podendo ser plantado em campo aberto e em estufa no solo ou em vasos. “Preocupamo-nos com a qualidade de nossos tomates, do plantio à colheita, desde o início do melhoramento de nossas sementes”, destaca Ayrton Tullio Junior, Diretor Executivo da Horticeres Sementes.

O cultivo em campo aberto, como o próprio nome já diz, é quando o agricultor faz o manejo tradicional. Em termos de área de plantio no Brasil, mais de 99% do tomate é produzido em campo aberto, sendo este o motivo do Vero ser plantado desde o início neste sistema. Já o plantio em estufa permite que o produtor proteja suas plantas das diversidades climáticas, principalmente, das chuvas, obtendo frutos mais sadios e de melhor qualidade.

“Um dos principais problemas deste sistema é que a estufa, por não ser móvel, faz com que o produtor plante na mesma área por diversos anos, favorecendo o aparecimento de algumas doenças de solo e dificultando o manejo”, explica Tullio. Diante desse cenário, o agricultor opta pelo cultivo em estufas em vasos, uma vez que ele utiliza de substrato – material estéril que não vem com patógenos e serve como suporte para as raízes, fazendo toda a nutrição da planta através dos sistemas de fertirrigação. Com isso, ele alia a proteção das chuvas com o ambiente e um substrato de produção inerte, evitando o aparecimento de doenças.

O Engenheiro Agrônomo e Gerente de Vendas da Horticeres Sementes, Ricardo Mikami, conta que, com o objetivo de produzir frutos de elevada qualidade, há dois anos, começou, junto com seu irmão, Eduardo Mikami, o cultivo de Vero em estufa no solo. Buscando sempre o aumento de produtividade, em junho de 2019, decidiu inovar a produção fazendo o plantio em vasos com sistema hidropônico. “O Vero é um produto bastante versátil e que se adapta às diferentes regiões de plantio no Brasil, satisfazendo todos os elos da cadeia produtiva: produtor, varejo e consumidor”, conclui Mikami.

Sobre a Horticeres Sementes

Pioneira e inovadora, a Horticeres Sementes é uma das mais tradicionais marcas de sementes de hortaliças do país, com mais de 400 cultivares disponíveis em seis linhas de produtos. Fundada em 1967, tem atuação no Brasil e em diversos países da América Latina. Com sede em Indaiatuba/SP, desde 2007, é uma empresa 100% nacional e sementeira. Recentemente, a companhia lançou o Tomate Vero, tipo italiano que apresenta sabor, cor e frescor diferenciados. Mais informações: http://www.horticeres.com.br.