Logo
Imprimir esta página

Embrapa leva tecnologias em agricultura digital para o InovaCampinas Trade Show

Realidade virtual e aumentada, sistemas web, softwares e aplicativos móveis, além de inovações desenvolvidas por startups, são as atrações do estande da Embrapa no InovaCampinas Trade Show 2019, que acontece nos dias 30 e 31 de outubro, na Expo D.Pedro, em Campinas (SP). Realizado pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi), o evento tem como objetivo promover oportunidades de negócios, demonstrar o potencial tecnológico da região e apresentar as novas tendências em temas como internet das coisas, saúde, indústria 4.0, energia e food tech, além do agronegócio. O evento é gratuito e conta com conferências temáticas, área de exposição e rodada de negócios.

>> Inscrições aqui: http://inovacampinas.org.br/

Unidades da Embrapa da região de Campinas vão apresentar algumas novidades em agricultura digital. Entre elas a plataforma AgroAPI, desenvolvida pela Embrapa Informática Agropecuária para disponibilizar informações e modelos que podem ser utilizados por empresas e startups na criação de novas soluções digitais, com redução de custo e de tempo. Também serão apresentados os aplicativos móveis Zarc Plantio Certo, que permite consultar a época do ano mais indicada para o plantio de mais de 40 culturas agrícolas, e Roda da Reprodução, criado para auxiliar o produtor no gerenciamento do rebanho leiteiro; além da demonstração de aplicações baseadas em inteligência artificial utilizadas para detecção automática de frutos.

A Embrapa Meio Ambiente vai levar o AgroTag, aplicativo desenvolvido para identificar, qualificar e compartilhar em rede informações sobre sistemas ILPF implantados no Brasil; o software Aquisys, voltado para boas práticas de manejo e gestão ambiental na produção de peixes, como a tilápia; e também o projeto Fazenda Conectada, que visa fomentar a criação de soluções de internet das coisas (IoT) para o agronegócio a partir da disponibilização de áreas de experimentação, como plantações, laboratórios e estufas, para a realização de testes e validação de dispositivos, softwares e soluções de conectividade no campo, em parceria com a Embratel, Claro e Instituto de Pesquisas Eldorado.

Realidade virtual

Outra novidade da Embrapa para o público desta edição do InovaCampinas será o túnel de realidade virtual onde, por meio de óculos especiais, os visitantes poderão conhecer como funcionam os sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) – uma estratégia que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Esta forma de sistema integrado busca otimizar o uso da terra, diversificando a produção e elevando a produtividade. Ao percorrer o túnel, é possível visualizar, de maneira lúdica e sensorial, a transformação de uma área degradada, com baixa capacidade de produção, em uma área produtiva e sustentável. O túnel é uma iniciativa da Rede ILPF em parceria com a Embrapa.

A interatividade também será o destaque da tecnologia que será apresentada no evento pela Climate, braço de agricultura digital da Bayer e parceira da Embrapa no evento. Uma estrutura com mesas tecnológicas e de realidade aumentada vai mostrar na prática como funciona a plataforma Climate FieldView™, uma ferramenta desenvolvida para coletar e processar automaticamente dados de campo e ajudar o produtor a gerenciar suas operações agrícolas, oferecendo mapas e relatórios em tempo real, acessíveis por celular, tablet ou computador.

AgTechs

As startups que atuam no setor do agronegócio, as chamadas AgTechs, também terão espaço no estande da Embrapa. As empresas selecionadas fazem parte do programa de aceleração de startups TechStart Agro Digital, promovido pela Embrapa Informática Agropecuária e a Venture Hub para apoiar o desenvolvimento de novas soluções digitais para o agronegócio. Em sua primeira edição, iniciada em setembro, o programa atraiu empresas de todas as regiões do País interessadas em participar do processo de aceleração, que inclui etapas de mentoria, treinamento e atividades de relacionamento com parceiros e investidores.

As AgTechs já passaram pelas fases de validação inicial de seus produtos e vão demonstrar, durante o InovaCampinas Trade Show, tecnologias para as áreas de bioinformática, aplicação de defensivos, irrigação automática e inteligente, além de sistemas online para conexão de produtores rurais com outros atores da cadeia produtiva e para a gestão da propriedade e o monitoramento de safras.

InovaCampinas

O InovaCampinas Trade Show 2019 espera atrair, neste ano, um público de mais de 10 mil pessoas, formado por empresas, startups, instituições de pesquisa, universidades, incubadoras, aceleradoras e parques científicos e tecnológicos. Além das conferências e ambientes temáticos de exposição, haverá rodada de negócios aberta a empresas e instituições de todos os segmentos e tamanhos, que poderão se cadastrar para a atividade. Ao todo, estão previstas mais de 1,5 mil reuniões em dois dias. Nesta edição, o evento também é o grande destaque do Campinas Innovation Festival, que ocorre de 19 a 31 de outubro e vai espalhar pelas ruas da cidade atrações culturais, seminários e workshops sobre empreendedorismo e inovação em uma estrutura descentralizada.

Serviço:
Quando: 30 e 31 de outubro de 2019, a partir das 9h
Onde: Expo D.Pedro - Av. Guilherme Campos, 500. Jardim Santa Genebra, Campinas-SP.
Inscrições gratuitas: www.inovacampinas.org.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Copyright ©2002-2020 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto