Brasil,

Fertiláqua inaugura laboratório para análise proteômica em sementes

Fertiláqua inaugura laboratório para análise proteômica em sementes

O objetivo é obter maior segurança nos resultados dos produtos da companhia

As sementes têm sistemas enzimáticos de proteção que as defendem das ações de radicais livres que quebram estruturas de membrana, proteínas, moléculas de DNA e RNA, entre outros, e que faz com que a semente perca a qualidade e acelere o envelhecimento.

Os produtos da linha Golden Seeds da Fertiláqua, um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, atuam na suplementação das sementes, estimulação vegetativa e reprodutiva. Por meio de testes fisiológicos – como de germinação, tetrazólio e envelhecimento acelerado – foi comprovada a eficiência das soluções da linha em aumentar o tempo de armazenamento, mantendo melhores níveis de vigor das sementes.

“Com os testes de análise química e fisiológica, tivemos a certeza da qualidade dos nossos produtos. Mas aí surgiu a dúvida do porquê e como isso acontece. E é aí que iniciamos a nova fase da pesquisa, no Laboratório de proteômica da Fertiláqua. Assim, será possível detectar em uma semente que foi tratada com Golden Seeds e outra sem esse tratamento, quais as enzimas estão sendo expressas, as ações que realizam, quanto há de proteína total, dentre outras informações, para assim ter mais assertividade do que o nosso produto oferece”, explica Aline Clemente, gerente do LAS da Fertiláqua.

O objetivo é ter maior segurança dos resultados das soluções para apresentar ao produtor. “Quando falarmos para o produtor que o nosso produto dá efeito no potencial de armazenamento, não será apenas com base no teste de germinação ou de envelhecimento acelerado; teremos outras provas científicas mais concretas e reconhecidas para dar maior garantia do que fazemos, mostrando que o produto ativa alguns sistemas enzimáticos responsáveis pela manutenção da qualidade das sementes ao longo do tempo”, esclarece.

Por meio dessas análises, é possível detectar variações da atividade de enzimas antioxidantes como catalase, esterases, superóxido dismutase, nos diferentes tratamentos, para aumentar o número dessas proteínas ou de uma determinada enzima e assim ter sementes com maior qualidade e com maior potencial de armazenamento.

“Somos uma das únicas empresas de nutrição do país que conta com laboratórios próprios e que entregam resultados da qualidade de sementes e com este nível de informação. As novas análises vêm agregar ainda mais, além de ser um diferencial da empresa, uma vez que essa tecnologia é utilizada somente por laboratórios de empresas públicas”, conclui a gerente.

Sobre o Grupo Fertiláqua

Um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, a empresa Fertiláqua atua por meio das marcas Aminoagro, Dimicron e Maximus, a linha Longevus no segmento de cana-de-açúcar, e a linha Golden Seeds para sementeiras e produtores de sementes. A companhia pertence ao fundo de investimento Aqua Capital. Com mais de 300 colaboradores e presença em todo o Brasil, e em outros países da América Latina, a empresa investe em pesquisa, tecnologia e inovação. A Fertiláqua conta com a sede administrativa em Indaiatuba/SP, fábricas em Cidade Ocidental/GO e Cruz Alta/RS, um centro de distribuição em Cuiabá/MT, dois Laboratórios de Análise de Sementes (LAS) e dois Centros de Inovação Tecnológica (CIT). O grupo disponibiliza uma iniciativa pioneira, o Programa Construindo Plantas (PCP), com ações específicas em cada fase das culturas, do plantio à colheita, para potencializar o desenvolvimento de plantas mais eficientes, e um solo com melhores qualidades físicas, químicas e biológicas, buscando com isso sistemas com maiores potenciais produtivos e consequentemente rentabilidade. Com o objetivo de reconhecer a qualidade das sementes de soja no mercado brasileiro, foi criado pelo grupo o selo Sementes de Verdade. Mais informações no website: www.fertilaqua.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo