Brasil,

Psicopedagoga alerta para o risco de influenciadores na alimentação de crianças e jovens

A psicopedagoga Regina Lima diz que promover hábitos saudáveis alimentares é um princípio básico com que toda família deve se preocupar. Por isso, ela alerta para a grande influência de celebridades na forma de alimentar das crianças e jovens.

“Pesquisadores da Universidade de Liverpool concluíram que as influências são significativas e extremamente negativas, visto o crescimento das taxas de obesidade nessa população mais jovem. Portanto, é importante direcionar as crianças e os jovens para que assimilem o conteúdo de vloggers e youtubers que estejam alinhados com a visão da família sobre nutrição”, explica Regina Lima.

Além das orientações de nutricionistas, Regina Lima pondera que a família pode até utilizar blogs de especialistas conceituados. “No entanto, é indispensável que eles contribuam com informações pertinentes ao ideal de comportamento sobre o uso correto do alimento. Cuidado com os alimentos não saudáveis aos quais as crianças são expostas nesses canais”, alerta a psicopedagoga.

Regina Lima lembra que adolescentes e crianças estão em constante observação e aprendizado. Por isso, a especialista afirma que é função da educação familiar e da escolar a conscientização da prática da promoção da saúde ao contemplar hábitos e padrões alimentares saudáveis em todos os ciclos da vida, além de evitar o desperdício dos alimentos.

“Estabelecer um estilo de vida mais saudável, com estratégias pedagógicas de conhecimento prático, inclusive no uso da educação alimentar, também deve ser papel da escola. Ela é muito importante na influência alimentar das crianças e jovens e que de certa forma pode ir além de uma simples conscientização e gerar efeitos satisfatórios nos lares”, analisa Regina Lima.

Por fim, a psicopedagoga lembra que não se pode ter saúde sem exercitar a mente, sem ter conhecimento e novas experiências. “Esse equilíbrio entre corpo e mente, favorecerá o mecanismo biológico, que é conduzido por certos princípios, entre eles alimentar-se corretamente, dormir o tempo necessário e fazer uso de práticas de atividades físicas”, observa Regina Lima.

Regina Lima - Professora e Especialista em Psicopedagogia e Altas Habilidades pela UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Trabalhou por mais de 40 anos como Coordenadora Educacional e Disciplinar lidando, ao longo desse período, diretamente com mais de 20.000 alunos. Liderou, por 12 anos um projeto que ajudou a educar crianças e adolescentes através de dinâmicas executadas em 24 disciplinas. É coautora do livro Inclusão Educacional - Pesquisa e Interfaces e associada à ABP - Associação Brasileira de Psicopedagogia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo