Preços Agropecuários acumulam alta de 0,43% em setembro
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Nara Guimarães
- Adicionar comentario
- SEGS.com.br - Categoria: Agro
- Imprimir
O índice que mede a variação dos preços recebidos pelos produtores paulistas (IqPR) apresentou alta de 0,43% no fechamento do mês de setembro, informa a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta).
Dos produtos que compõem o IqPR, destaca-se a alta do amendoim (10,78%). Já entre os produtos que reduziram seus preços, tiveram maior variação tomate para mesa (-44,93%) e batata (-19,45%), afirmam Danton Leonel de Camargo Bini e Eder Pinatti, pesquisadores do IEA, ressaltando que, para a carne de frango e banana nanica, não foram obtidas cotações confiáveis no intervalo analisado.
Acumulado dos últimos 12 meses
No período de outubro de 2018 a setembro de 2019, o IqPR ficou em 13,6%. Quando comparado a outro indicador calculado pelo IEA, o Índice de Preços Pagos (IPP), que representa um termômetro dos custos de produção agropecuária no Estado, teve uma variação positiva de 3,2% nos últimos 12 meses; entende-se que os indicadores de renda no agregado (preços menos custos) estiveram positivos nesse intervalo. Contudo, individualmente, nove culturas, ao terem acúmulos de preços positivos abaixo do IPP ou negativos, dão indicativos de que obtiveram retornos contraproducentes. São elas: laranja para mesa (-29%), algodão (-23,09%), tomate para mesa (-15,27%), laranja para indústria (-11,49%), milho (-9,91%), trigo (-9,64%), soja (-7,78%), leite cru refrigerado (-2,17%) e café (+2,2%). Acima do Índice de Custos subiram nos últimos 12 meses: batata (+215,18%), amendoim (38,76%), feijão (+38,7%), carne suína (+24,39%), ovos (19,39%), carne bovina (+7,58%), arroz (+6,81%) e cana-de-açúcar (+5,93%).
Para ler o artigo na íntegra e consultar as tabelas com informações sobre os demais produtos acompanhados neste levantamento, clique aqui.
Por: Nara Guimarães
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>