Brasil,

Sexta-feira é Dia Mundial do OVO!

Setor produtivo celebra Semana do Ovo em ano histórico para a proteína

O aumento do consumo de ovos no Brasil é hoje uma das principais conquistas da cadeia produtiva. Considerado um dos alimentos mais completos e rico em proteína, o consumo per capita de ovos deverá bater recordes históricos de acordo com projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Nesta sexta-feira (11) é comemorado o Dia Mundial do Ovo, e com grandes motivos para celebrar.

Para 2019, as perspectivas são favoráveis aos produtores de ovos. A previsão é de que o consumo per capita alcance 230 unidades, contra 212 unidades em relação ao ano passado. A produção deverá apresentar elevação de até 10% neste ano, em relação às 44,48 bilhões de unidades, uma média de 93 mil ovos produzidos por minuto.

“O Brasileiro está incluindo mais ovos em seu cardápio. Nunca se consumiu tantos ovos como neste ano. Pela primeira vez na história, alcançamos a média mundial, mas ainda há oportunidade de aumento de consumo dentro do mercado brasileiro”, analisa Francisco Turra, presidente da ABPA.

Para o diretor-executivo da ABPA, Ricardo Santin, este crescimento se deve a quebra do “mito” de que ovo faz mal à saúde, graças ao trabalho de comunicação mais frequente no setor. “Depois de atravessar um período onde pairavam dúvidas sobre seus benefícios, o ovo deixou de ser visto como um vilão e passou a ser considerado um herói. O ovo é considerado um alimento completo, rico em proteína, ferro, zinco e os carotenoides luteína e zeaxantina, que são poderosos antioxidantes, além de conter colina, uma vitamina do Complexo B responsável pela condução de impulsos nervosos e formação do centro da memória”, destaca Santin.

Neste sentido, a Semana do Ovo, que é celebrada de 7 a 11 de outubro, projeto coordenado nacionalmente pelo Instituto Ovos Brasil, desempenha papel fundamental para levar informação, esclarecer mitos e promover o consumo de ovos no Brasil.

Com diversas ações promocionais, palestras, distribuições de brindes e degustações promovidas pelo Instituto Ovos Brasil, empresas e outras entidades do setor produtivo, a Semana do Ovo busca ampliar a conscientização sobre o potencial nutritivo do ovo, um alimento completo e fundamental para a alimentação humana. Saiba mais pelo site www.ovosbrasil.com.br.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: