Brasil,

Fazendas conectadas aumentam produtividade no campo

A internet das coisas (IoT, na sigla em inglês), caracterizada por dispositivos que se comunicam sem interferência humana, enviando e recebendo dados on-line, vem moldando uma nova forma de conectar aparelhos domésticos, carros, máquinas e equipamentos diversos. Essas mudanças já chegaram também nas fazendas e não são poucas as novidades que circulam no campo como, por exemplo, sensores em plantadeiras e colheitadeiras, drones, sistemas de irrigação e outras máquinas inteligentes que conversam entre si e podem gerenciar o uso de energia e insumos e tornar o processo produtivo mais eficiente.

O tema “IoT na Agricultura” estará no centro dos debates do XII Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro 2019), principal evento científico da área de informática aplicada à agricultura no Brasil, que acontece em novembro, em Indaiatuba (SP), organizado pela Embrapa Informática Agropecuária, Fatec Indaiatuba e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O presidente da John Deere do Brasil, Paulo Hermann, fará a palestra de abertura do evento, no dia 11, quando falará sobre os desafios da IoT na agricultura e a maneira como a indústria de máquinas e implementos agrícolas está se preparando para contribuir com o setor produtivo nesse tema.

De acordo com Hermann, a John Deere acredita e investe no desenvolvimento de máquinas conectadas e no uso dessa tecnologia para aumentar a produtividade e reduzir os custos dos produtores. Hoje, todas as máquinas de médio e grande porte da fabricante são produzidas com dispositivos IoT com possibilidade de serem conectadas.

Segundo ele, já existem milhares de opções e alternativas de uso de IoT na agricultura e também vários desafios. O primeiro deles, fator determinante de sucesso, é a necessidade de demonstrar o valor da internet das coisas para o produtor. “O segundo desafio é ajustar IoT para o ambiente agro. Essa é uma preocupação eminente que o produtor tem que colocar na mesa, pois, muitas das soluções que estão sendo apresentadas ao setor não levam isso em consideração. Em terceiro lugar, estão o uso e a disponibilização dos dados gerados por IoT, tanto para o produtor quanto para as empresas: informações relevantes, simples e de fácil compreensão para tomada de decisões”, explica.

A John Deere investe em pesquisa e desenvolvimento continuamente “para aprender rápido e, em alguns casos, falhar rápido”, diz Hermann. “Estamos muito próximos do produtor e compartilhamos de seus anseios e preocupações. Sabemos que ele não vai colocar seus investimentos em algo que não traga retorno. Já temos história com o produtor e passamos por outras revoluções, como o arado autolimpante, mecanização e o trator. Agora chegou a digitalização”, complementa.

Para Hermann, este é um novo momento que demanda outra velocidade para acompanhar essa transformação. Durante o SBIAgro 2019, ele deve falar sobre a criação do terceiro centro de desenvolvimento de software para Agricultura de Precisão da empresa, com profissionais especializados no mercado local.

“São especialistas em agronomia, trabalhando juntos na criação de conceitos, com base em dados históricos de um determinado talhão, combinados com sensores coletando dados em tempo real e gerando insights, comandos para as máquinas e orientação para tomada de decisão dos operadores, gestores e concessionários sobre o que fazer na lavoura, quando fazer e de que forma fazer”, afirma Hermann.

“Estamos criando competências para nosso futuro em tecnologias de sensores, análise de dados, inteligência artificial e aprendizagem de máquina, investindo nas pessoas e adquirindo conhecimento”, conclui.

SBIAgro 2019

O XII Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro 2019), que acontece de 11 a 14 de novembro, tem como objetivo promover o compartilhamento de resultados de pesquisas, a troca de ideias sobre trabalhos em andamento e a inovação no setor. O evento conta ainda com a segunda edição do SBIAgro [email protected], evento paralelo de relacionamento entre instituições, empresas, investidores e desenvolvedores de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O [email protected] visa proporcionar um ambiente para networking, articulação de negócios, parcerias em pesquisa, desenvolvimento e inovações.

Serviço: Congresso Brasileiro de Agroinformática (SBIAgro)
Data: 11 a 14 de novembro de 2019.
Local: Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), campus de Indaiatuba (SP).
Informações e inscrições: https://www.embrapa.br/sbiagro/iot-na-agricultura



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo