Estudo no Journal of Dairy Science comprova que Velactis reduz o gotejamento de leite e o risco de mastites em vacas

Pesquisa publicada no Journal of Dairy Science também mostra que Velactis diminui em 21% o risco de infecções intramamárias.

Interromper a ordenha de forma abrupta no momento da secagem do leite pode induzir o vazamento do leite, aumentando o risco de infecções intramamárias nas vacas. Artigo publicado na conceituada publicação científica americana Journal of Dairy Science destaca que Velactis, da Ceva Saúde Animal, é eficiente contra esses dois problemas.

A gerente da linha de produtos para pecuária leiteira da Ceva, Beatriz Ortolani, resume que “o estudo publicado relata que vacas tratadas com Velactis, produto da Ceva, diminuem o vazamento do leite em 81%, reduzindo em 21% o risco de infecções intramamárias durante o período seco e também no pós-parto, em comparação ao grupo-controle avaliado pelos pesquisadores”.

Para chegarem a essas conclusões, os pesquisadores estudaram a eficácia de uma injeção intramuscular de 5 mL de Velactis em comparação com um placebo e um tratamento antibiótico. Apenas o uso do medicamento da Ceva obteve sucesso absoluto. Segundo o artigo, uma única injeção do produto foi capaz de reduzir o vazamento de leite logo no dia seguinte à secagem, ao contrário dos demais métodos.

A pesquisa foi realizada em 45 fazendas leiteiras da Hungria, nove da Alemanha e 26 da França, onde fica localizada a sede global da Ceva. Ao todo, os três tratamentos para secagem foram aplicados em cerca de 900 vacas. A íntegra do artigo (em inglês) pode ser lida no Journal of Dairy Science.

“É muito importante dar atenção a esse tema, porque o bom manejo da secagem do leite contribui para o uso racional de antibióticos, cuja utilização indiscriminada não beneficia o animal e está sob vigilância em diversos países. O manejo correto também aumenta o bem-estar animal, já que – logo após o processo de secagem – o ingurgitamento excessivo do úbere e o aumento da pressão intramamária provocam dor e desconforto para a vaca”, diz Beatriz.

Velactis é o primeiro e único facilitador de secagem do leite de vacas do mercado brasileiro. “Entre as lactações, o ideal é que os animais tenham de 45 a 60 dias de período seco, para garantir o seu bem-estar e a qualidade do leite”, detalha a gerente, que também é mestre em medicina veterinária. “Essa solução permite a interrupção abrupta da ordenha sem prejuízos à saúde das vacas, além de diminuir a incidência de dor”, reforça.

Sobre a Ceva

Com faturamento global de € 1,2 bilhão, a Ceva Saúde Animal é a sexta maior empresa do mundo no setor e está presente em mais de 110 países, com atuação focada em pesquisa, desenvolvimento, produção e comercialização de produtos farmacêuticos e biológicos para animais de companhia (pets) e de produção (bovinos, suínos, equinos e aves). No Brasil, a empresa projeta receita de R$ 420 milhões para 2019, com crescimento superior a 15% em relação ao ano passado. Com esse resultado, a empresa assume a quinta posição no ranking nacional de indústrias de produtos para saúde animal.