Brasil,

Agricultores podem recuperar poupança de US$ 40 milhões depositada em solo brasileiro

Os agricultores brasileiros vão poder recuperar cerca de US$ 40 bilhões em adubo depositado ao longo de décadas e não absorvido pelas plantas. A Embrapa lançou em setembro o BiomaPhos. Colocado no mercado em parceria com a iniciativa privada, é resultado de 17 anos de pesquisa. O produto possui a capacidade de liberar essa poupança de fósforo considerada perdida. A tecnologia gera economia aos produtores e incrementar a produtividade das lavouras.

O BiomaPhos é formulado a partir de duas bactérias: uma delas possui excelente performance na liberação de fósforo do solo e a outra permite à planta absorvê-lo.

Testes realizados em mais de 300 áreas agrícolas em todo o Brasil, mostraram que o BiomoPhos pode aumentar em mais de 10 % a produtividade de culturas como a do milho e da soja, mas também várias outras.

O inoculante permite redução significativa no índice de emissão de CO2 na atmosfera, a recuperação biológica natural da qualidade do solo e ainda reduz a contaminação da água. O uso do fósforo estocado no solo será feito todos os anos em que o produto for aplicado.

O Brasil importa cerca de 5,5 milhões de toneladas de fósforo por ano, metade dos fertilizantes fosfatados usados no Brasil.

Matéria completa sobre o assunto: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/45773416/produto-com-tecnologia-brasileira-pode-reverter-dependencia-externa-por-adubos-fosfatados

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: