Brasil,

Crescimento do consumo de produtos orgânicos e naturais impulsiona os eventos de negócios do setor

Crescimento do consumo de produtos orgânicos e naturais impulsiona os eventos de negócios do setor

A nove meses de sua realização, edição 2020 das feiras simultâneas BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH (de 17 a 20 de junho, no Anhembi) já registra 88% de ocupação e um aumento de 50% na área de exposição.

Que o mercado de produtos orgânicos e naturais está em franca ascensão ninguém duvida. Pesquisa recente divulgada pelo Organis (Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável) revelou que 1 em cada 5 brasileiros (19%) consome algum produto orgânico (contra 15% de 2017). O número de vegetarianos no Brasil também saltou de 8%, em 2012, para 14%, em 2018, segundo pesquisa do IBGE citada pela SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), o que representa quase 30 milhões de pessoas.

Por fim, o Euromonitor International identificou, em 2017, que 20% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais caro por produtos naturais, mais simples e minimalistas, locais, artesanais, minimamente processados e que valorizam ingredientes regionais.

Esta busca da população por um estilo de vida mais saudável e sustentável tem impacto direto no desenvolvimento econômico do setor, fomentando a produção, processamento, distribuição, varejo e, como não poderia deixar de ser, os eventos de negócios que o representa.

A edição 2020 das feiras simultâneas BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH (de 17 a 20 de junho, no Anhembi) confirma o crescente número de empresas engajadas em atender a nova demanda. Já no lançamento comercial, em setembro, as feiras registraram 88% de ocupação e um aumento na área de exposição da ordem de 50% na comparação com a edição de 2019.

O mercado

Ainda segundo a pesquisa do Organis, 35% da população consumiu produtos orgânicos nos últimos seis meses e nada menos que 67% estão dispostos a aumentar a quantidade desta categoria de produtos em sua cesta de compras. Esta preferência vem fazendo com que o setor registre crescimento ininterrupto nos últimos anos – em 2018, o faturamento chegou a R$ 4 bilhões, 20% a mais que no ano anterior – e estima crescer na casa dos dois dígitos neste ano.

Em nível internacional, o Euromonitor aponta como tendências para os próximos anos a maior procura por produtos livres de glúten e lactose, fortificados, funcionais, probióticos e energéticos, o consumo consciente, o veganismo e o bem-estar animal em segmentos que vão além da alimentação, como moda e cosméticos.

As feiras

A BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA e NATURALTECH são fruto da visão empreendedora da Francal Feiras, que há 16 anos enxergou o potencial deste mercado, numa época em que o consumo por produtos orgânicos e naturais era incipiente e antes mesmo da regulamentação e criação do selo orgânico, que só passou a ser obrigatório há 8 anos.

Desde então, as feiras vêm registrando crescimento contínuo, o que levou inclusive à mudança de pavilhão em 2018 a fim acomodar melhor o expressivo aumento de expositores, visitantes profissionais e consumidores finais. Entre 2014 e 2017, o número de expositores aumentou em 40% e o de visitantes, 35%.

A edição de 2019, realizada em junho, manteve o ritmo: teve 33% expositores a mais que em 2018 e recebeu mais de 44 mil visitantes, entre lojistas, compradores, profissionais do setor e da saúde, e consumidor final. O número é 8% maior na comparação com o ano anterior, sendo que o aumento de compradores profissionais que compareceram ao evento foi de 21%.

Cresceu também a participação de empresas internacionais nos eventos. Neste ano, mais de 30 empresas de 13 países – Alemanha, Áustria, Chile, Coreia do Sul, Espanha, Hungria, Índia, Itália, Japão, México, Paquistão, Peru e Portugal – expuseram seus produtos e serviços. Dois deles, Chile e Peru, mantiveram pavilhões próprios.

Outro fator que comprova o sucesso das feiras é o resultado das Rodadas de Negócios, reuniões pré-agendadas entre expositores e compradores convidados interessados nos produtos destas empresas. Neste ano, em dois dias de negociações foram realizadas 514 reuniões entre 217 empresas expositoras e 32 compradores, o que gerou uma expectativa de negócios de R$ 18,87 milhões para os 12 meses seguintes.

Realizadas simultaneamente, abertas a compradores, profissionais e público em geral, com entrada gratuita, as feiras contemplam todo o universo saudável e sustentável. Ao longo dos anos, a BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA se consolidou como a principal plataforma de lançamentos e tendências em produtos orgânicos certificados, como alimentos in natura e processados, moda, cosméticos e higiene pessoal, produção e serviços.

Já a NATURALTECH reúne empresas comprometidas com um posicionamento em prol da sustentabilidade e que oferecem desde alimentos sem glúten e lactose, funcionais e probióticos, integrais, veganos e vegetarianos, diet e light, nutracêuticos, super alimentos e cosméticos, até roupas naturais e veganas, fitoterápicos, linha pet, mel e derivados, nutrição esportiva e estética, óleos essenciais e velas, suplementos e tratamentos complementares.

As feiras são também palco para importantes debates sobre temas atuais e relevantes para toda a cadeia produtiva. Por exemplo, entre as 120 horas de conteúdo oferecidas em 2019, uma palestra com presença de representantes do Ministério da Agricultura do Brasil e do Chile tratou do acordo de equivalência orgânica que visa a reduzir custos e estimular o comércio bilateral de produtos orgânicos entre os dois países, por meio do reconhecimento recíproco da certificação obrigatória.

Sobre a Francal Feiras

Maior promotora de capital nacional de eventos de negócios do País, a Francal Feiras acumula cinco décadas de experiência na promoção de feiras, atuando em 15 grandes segmentos da economia. Importante plataforma de conexão entre indústria e varejo, cada evento tem o propósito de fomentar e desenvolver seu respectivo mercado indo muito além da realização de negócios, com oferta ampla e variada de experiência, conhecimento, tecnologia, networking e soluções para o varejo. Com isso, a Francal Feiras aumenta a relevância de seus eventos de negócios transformando-os numa referência indispensável para profissionais que atuam em cada segmento.

SERVIÇO:
BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA 2020 – 16ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia
NATURALTECH 2020 – 16ª Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde
Data: 17 a 20 de junho
Horário: das 10h às 20h
Importante: nos dias 17 e 18, das 10h às 13h, o acesso será exclusivo para lojistas e profissionais do setor. Demais dias e horários estão liberados para o público em geral
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo – SP)
Promoção/Organização: Francal Feiras
Parceiros BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA
Colaboração: Nürnberg Messe
Apoio Oficial: ORGANIS – Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável e AAO – Associação de Agricultura
Parceiros NATURALTECH
Apoio Oficial: ABCFARMA – Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico; ANFARMAG – Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais e SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.biobrazilfair.com.br / www.naturaltech.com.br
Facebook: @BioBrazilFair / @FeiraNaturalTech
Instagram: @biobrazilfair / @feiranaturaltech
Youtube: https://tinyurl.com/biobrazil2019 / https://tinyurl.com/naturaltech2019
FEIRA DE NEGÓCIOS, COM ENTRADA GRATUITA


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo