Brasil,

Embrapa Informática Agropecuária expõe sistemas web em congresso mundial de pesquisa florestal

A Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) vai expor soluções em sistemas web voltadas para o mapeamento e monitoramento da vegetação e da dinâmica de uso e cobertura da terra durante o XXV Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO), que acontece em Curitiba (PR) até o dia 5 de outubro. A Unidade estará presente no espaço Brazil, instalado na área de exposição do congresso, que mostra iniciativas de instituições brasileiras para o desenvolvimento da pesquisa nesta área.

O Sistema de Análise Temporal da Vegetação (SATVeg) é uma das tecnologias que serão demonstradas no evento. De uso gratuito, a ferramenta online desenvolvida pela Embrapa Informática Agropecuária abrange toda América do Sul e permite observar o comportamento da vegetação na superfície terrestre ao longo do tempo por meio de imagens de satélite. O sistema utiliza a análise de perfis temporais de índices vegetativos (NDVI e EVI), derivados de imagens do sensor MODIS do ano 2000 em diante, que expressam as variações da biomassa vegetal por meio de gráficos gerados automaticamente para qualquer ponto do território.

Os dados fornecidos pelo sistema web podem apoiar atividades de monitoramento ambiental e agrícola e auxiliar pesquisadores, estudantes, técnicos de geoprocessamento, gestores públicos e consultores em trabalhos e estudos relacionados ao uso e cobertura da terra. Além da versão web, a base de dados geográficos referentes às curvas temporais dos índices vegetativos também estão disponíveis na plataforma de APIs (Interface de Programação de Aplicativos, na tradução do inglês) da Embrapa, a AgroAPI, que pode ser consultada para integração com outros softwares e aplicativos.

Outra ferramenta web que também será apresentada no espaço Brazil é o WebGIS TerraClass, um sistema disponível na internet para visualização dos dados sobre uso e cobertura da terra em áreas desflorestadas da Amazônia Legal brasileira. Os dados foram levantados pelo projeto TerraClass Amazônia, responsável por qualificar o desflorestamento na região e executado por meio da parceria entre a Embrapa Informática Agropecuária, Embrapa Amazônia Oriental e o Centro Regional da Amazônia, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O WebGIS apresenta as informações dos mapeamentos realizados para os anos de 2004, 2008, 2010, 2012 e 2014 e, de maneira interativa, oferece funcionalidades online que permitem verificar a transição e comparação entre períodos distintos.

IUFRO 2019

O Congresso Mundial da IUFRO é considerado o maior evento de discussão técnica e científica sobre pesquisa florestal e pela primeira vez está sendo realizado em um país da América Latina. O IUFRO 2019 acontece na Expo Unimed Curitiba, na capital paranaense, entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro. São esperados mais de 2.500 pesquisadores, estudantes e profissionais ligados ao setor em todo o mundo ao longo da semana, quando estão programas plenárias, sessões técnicas, reuniões paralelas e visitas técnicas e à área de exposição do evento. O Congresso conta com a organização local da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Florestal Brasileiro e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A programação completa pode ser acessada no site http://iufro2019.com.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo