Brasil,

Preços Agropecuários registram alta pela quarta semana seguida

O índice que mede a variação de preços recebidos pelos agricultores paulistas (IqPR) registrou alta de 1,83% na segunda quadrissemana de setembro. A oscilação positiva tem se mantido constante desde meados de agosto, informa a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta).

Dos 19 produtos que compõem o IqPR, nove apresentaram alta na segunda semana do mês de setembro, quando comparados com o mesmo período do mês anterior. Entre eles, destacam-se banana nanica (95,14%), soja (7,53%) e feijão (3,82%). A batata, embora tenha apresentado um pequeno aumento (1,12%), já acumula variação positiva de 289,91% nos últimos 12 meses.

Outros nove produtos apresentaram quedas nesse intervalo, com destaque para tomate para mesa (-35,46%) e carne suína (-5,39%). A carne de frango não apresentou variação no intervalo analisado, afirmam Danton Leonel de Camargo Bini e Eder Pinatti, pesquisadores do IEA.

Para ler o artigo na íntegra e consultar as tabelas com informações sobre os demais produtos acompanhados neste levantamento, clique aqui.

Por: Nara Guimarães

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: