Brasil,

Vale do Agronegócio: eventos sobre startups e inovação são destaques do ESALQSHOW

O Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável será nos dias 9, 10 e 11 de outubro, no campus da Esalq/USP, em Piracicaba (SP)

O ESALQSHOW – Fórum de Inovação para o Agronegócio Sustentável, que será entre os dias 9 e 11 de outubro, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – Universidade de São Paulo (Esalq/USP), vem para reforçar à Piracicaba o título de “Vale do Agronegócio”. O evento contará com uma programação exclusiva para os empreendedores e startups que desenvolvem inovações para o agronegócio.

No dia 9 (quarta-feira) será promovido o painel “Startups no Agronegócio – AcademyDay”, que tratará como transformar conhecimento em inovação e o papel das universidades e dos institutos de pesquisa. No dia 10 (quinta-feira), será a vez do painel “Startups no Agronegócio – StartupDay”, que terá pitchs de startups e investidores. Já no dia 11 (sexta-feira) haverá o painel “Startups no Agronegócio – Integração e Inovação no Vale do Piracicaba”, com a participação de representantes de hubs de inovação e incubadoras, além do painel “Agricultura Digital – Conectividade”. Nos dias 10 e 11 será oferecida a “Clínica de Consultoria para Startups e Empreendedores”, que vai oferecer sessões de consultoria individual e gratuita.

“Essas iniciativas são uma grande vitrine em agricultura digital, que vêm impulsionando as inovações de alto impacto, instaladas principalmente da nossa região. O ESALQSHOW traz importantes debates, painéis, palestras e a clínica para startups e, com isso reforça a sua missão que é de fomentar a maior integração entre os players que promovem o agronegócio nacional”, ressalta Pedro Chamochumbi, agente de inovação e um dos coordenadores da iniciativa.

Segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a cidade de Piracicaba concentra 120 das 300 startups brasileiras dedicadas ao agronegócio. Nesse sentido, a agricultura digital se torna um assunto de extrema relevância e necessária abordagem no ESALQSHOW, de acordo com o professor Jarbas Honorio de Miranda, um dos responsáveis pelo painel de Conectividade.

“O evento trará discussões sobre instrumentação, conectividade, monitoramento e mercado da agricultura digital. Essas novas tecnologias digitais permitirão que os produtores com suas ‘empresas de agronegócio’ sejam mais produtivas e eficientes”, ressalta o professor.

A participação no ESALQSHOW é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site: https://esalqshow2019.vpeventos.com/#/

Programação

Startups no Agronegócio – AcademyDay

Sob o tema “Como transformar conhecimento em inovação? O papel das universidades dos institutos de pesquisa”, o painel será no dia 9 e dividido em duas partes: das 14h às 15h15 participam dos debates Joaquim Henrique Cunha (Pecege), Guilherme Oguri (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais) e Paulo Gil (Agência USP e Inovação). No segundo módulo, das 15h45 às 17h, estarão Alexei Barban do Patrocínio (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo) e Sérgio Pascolatti (Esalqtec).

Painel Startups no Agronegócio – StartupDay

Com apresentações curtas e objetivas, este painel será no dia 10. A programação começará às 10h45 e prossegue até meio dia, com a participação de seis startups, que vão apresentar suas soluções e produtos. Participarão representantes da @Tech, PersonalBov, EIWA, MesintoSeguro, TracePack e SensorVision.

Já no período das 14h às 15h15, será a vez dos investidores. Gustavo Cavenagui (Inseed), Joaquim Cunha (Wbgi) e Kieran Gatlan (The Yield Lam) falarão sobre o processo de seleção e o que uma startup necessita para conseguir aporte.

Clínica de Consultoria para Startups e Empreendedores

A “Clínica de Consultoria para Startups e Empreendedores” será nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h às 17h, e vai oferecer sessões de consultoria individual, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento das atividades a fim de materializar ideias em soluções e formatar os modelos de negócios. Os atendimentos são gratuitos e ocorrerão por agendamento prévio.

Painel Agricultura Digital – Conectividade

Sob o tema Instrumentação, das 9h às 10h15, o painel contará com a presença de Astor Kilpp (gerente de Marketing da LS Tractor), Tiago Albertini (CEO da @Tech – Inovação Tecnológica para a Agropecuária) e Vinicius Dalben (vice-presidente Comercial Latam Sul da Ericsson).

Já no painel sob o tema Monitoramento, que será das 10h45 às 12h15, estarão presentes: Mariana Vasconcelos (CEO da Agrosmart), Thais Avancini (coord. de Eng. Agronômica e Eng. de Alimentos da Fac. de Eng. de Alimentos) e Felipe Pilau (professor da Esalq/USP).

No painel Conectividade, das 14h às 15h15, participam Eduardo Polidoro (diretor-executivo da Claro/Embratel), Marcelo Zuffo (orofessor do Depto. de Eng. de Sistemas Eletrônicos da POLI/USP) e Fábio Marin (professor do Depto. de Engenharia de Biossistemas da Esalq/USP).

Para encerrar a programação, o painel Mercado da Agricultura Digital será às 15h45 e contará com Artur Yabe Milanez (gerente de Biocombustíveis do BNDES), Reimar Carlesso (professor da Universidade Federal de Santa Maria), Edson José Rennó Ribeiro (diretor-geral da Ativa Soluções Tecnológicas) e Iran José Oliveira da Silva (professor do Depto. de Engenharia de Biossistemas da Esalq/USP).

Startups no Agronegócio – Integração e Inovação no Vale do Piracicaba

Na sexta-feira, dia 11, a programação inicia às 9h com o InterHubs 1, que contará com os palestrantes: Flávio Castellar (Vale do Piracicaba), Pedro Chamochumbi (AnimalsHub) e Ricardo Campo (PulseHub). A partir das 10h45, o InterHubs 2 contará com a presença de Daniele Rua (Imaflora), José Tomé (Garage) e Klever Coral (Avance)

No painel Agtech Brasil, previsto para às 14h, participam: Otávio Lemos (AgriHub), George Hiraiwa (SRP Valley) e Sérgio Marcus Barbosa (AgTechValley). Para finalizar a programação, às 15h45, ocorrerá o Inovagrade – USP com as palestras de Jonas Nicodemos (Sebrae), Paulo Gil (Agência USP de Inovação) e Sergio Pascolati (Esalqtec).

A programação completa está disponível em: https://fealq.org.br/esalqshow/programacao-completa/

Sobre o ESALQSHOW

O ESALQSHOW é uma iniciativa da Esalq/USP, que conta com a Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) como parceira institucional e com a Araiby na organização. O evento está em sua terceira edição e será entre os dias 9 e 11 de outubro, no Campus USP “Luiz de Queiroz”, em Piracicaba, SP.

A proposta, que visa fomentar a inovação e o empreendedorismo na agricultura, reúne uma série de ações para aproximar a academia do setor produtivo, do setor público e sociedade em geral. Com isso, o ESALQSHOW se propõe a estimular parcerias para intensificar a colaboração entre a universidade e os mercados nacional e internacional gerando novas oportunidades.

Em 2018 o fórum reuniu mais de 3 mil participantes, além de 68 expositores, 80 palestrantes, 21 projetos apresentados e 104 jornalistas.

A 3ª edição do ESALQSHOW conta com o patrocínio da Coplacana, Case IH, John Deere e LS Tractor. O evento também tem o apoio da Abisolo – Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal, Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Associação dos Ex-Alunos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Adealq), Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV), Embrapa, ESALQTec, FAESP/Senar, Fórum do Futuro, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do MUTUA-SP, Prefeitura de Piracicaba, Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ), Sebrae-SP, Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Sesi-SP e Sistema Ocesp – Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.esalqshow.com.br.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo