Brasil,

Segundo semestre do ano x incêndios: Rumo investe em sistema de prevenção de incêndios da Engemon

A maior operadora ferroviária do Brasil adotou novas medidas para reduzir os riscos de incêndio em seus terminais de Santos e do MT; Para a Engemon, o desafio foi implantar o sistema com os terminais em funcionamento no período em que o Brasil bate recorde em sua safra agrícola

A Rumo, maior operadora logística com base ferroviária independente da América Latina, em parceria com a Engemon, empresa brasileira focada em engenharia multidisciplinar e tecnologia, implementou a política robusta de prevenção de incêndios nos terminais de grãos no Porto de Santos, Rondonópolis e Alto Araguaia.

Segundo o engenheiro Franciuberto Araújo, coordenador de Gestão de Segurança contra Incêndio da Rumo, o aporte inclui o treinamento para equipes com foco no mapeamento completo de riscos e prevenção a incêndios, alarmes instalados em pontos estratégicos, sistema de dilúvio e de supressão de incêndios com chuveiros automáticos (sprinklers) e hidrantes. "O sistema evita prejuízos e garante a segurança dos colaboradores e operação contínua da empresa".

O engenheiro explica que a Rumo está sempre inovando com tecnologias de última geração e integrar as melhores práticas internacionais dentro da operação para, assim, alavancar os negócios e atender aos clientes com o mesmo padrão de qualidade.

O projeto

Segundo Orlando Mattos, executivo de vendas da Engemon, antes da implementação dos sistemas, é feito um mapeamento estratégico das áreas sensíveis a incêndio para definição dos riscos e necessidades do cliente. "No Porto de Santos, por exemplo, estabelecemos como detectar o aquecimento provocado por atrito dos roletes das esteiras transportadoras e aquecimento dos mancais. Para isso, selecionamos as esteiras que levam os grãos até os terminais e definimos o sistema automático de supressão de incêndio e o sistema de dilúvio como as melhores estratégias para minimizar riscos".

Mattos explica que mais do que oferecer tecnologias inovadoras, os desafios do projeto foram a implantação e customização do sistema com os terminais em funcionamento. "Fazer uma implantação como essa é um grande desafio, mas que com a nossa robustez e experiência, adquiridas em 30 anos de mercado, nos permite entregar um trabalho seguro, sólido e de qualidade".

A Engemon também é responsável pela instalação de bombas de incêndio, canhões fixos e oscilatórios nos terminais que atingem vazão de até 1.250 GPM. A empresa investiu na solidificação da oferta de sistemas especiais para prevenção de incêndios. Neste ano, o serviço esteve presente em 90% de todos os projetos entregues pela Engemon, o que resultou em um crescimento de 30% no segmento.

Segundo semestre do ano x incêndios

O risco de fogo costuma ser maior na segunda metade do ano, quando há menos chuva, uma nova safra de grãos começa a ser transportada (mais volume nos terminais), mais calor e baixa umidade do ar. "O calor intenso nas esteiras que transportam os grãos pode desencadear um incêndio" explica Mattos.

Existem, porém, outras situações como o descarte indevido de uma bituca de cigarro até o atrito de equipamentos (rolamentos, roletes, desalinhamento ou patinação de correias), curto elétrico desencadeado por roedores, vazamento de combustível e o aquecimento de motores (mancias). Já as fontes de calor que causam incêndio são eletricidade, chama exposta, eletricidade estática, atrito e vasilhames de líquido inflamáveis mal armazenados.

Sobre a Rumo

A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A companhia opera 12 terminais de transbordo, 6 terminais portuários e administra cerca de 14 mil km de ferrovias nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por mais de 1.000 locomotivas e 28.000 vagões.

Sobre a Engemon

Fundada em 1990, a Engemon é uma empresa brasileira especializada em engenharia civil e elétrica, sistemas especiais e de TI, que atua em todo o território nacional no planejamento e implantação de soluções para projetos de infraestrutura, construção de data center, sistemas de automação e gerenciamento e soluções integradas. Com oferta multidisciplinar de serviços e foco em excelência, a empresa atende a todas as áreas da engenharia dentro do conceito de sofisticação, tanto em projetos e obras, quanto nos detalhes de design de interiores. A Engemon certifica-se anualmente junto às principais normas e sistemas de gestão de qualidade, como a Leed Green Associate, Green BuildingCouncil Brasil e UptimeInstitute, e possui a certificação ISO 9001. Com cerca de mil funcionários em todo o Brasil, a Engemon tem sede na cidade de São Paulo. Para mais informações, acesse o website da empresa: www.engemon.com.br.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo