Brasil,

Bioestimulantes promovem o fortalecimento da cana-de-açúcar

*Por André Barabach

Uma população em constante crescimento requer maior produção de alimentos, combustíveis e outros insumos. Parte considerável destes itens são provenientes da agricultura e é por isso que esta atividade, tão importante para a evolução humana, se mantém em constante evolução. Os desafios são muitos, e quando falamos em produção de cana-de-açúcar, eles podem se tornar mais expansivos.

A cana é o principal insumo para a produção do açúcar, um dos principais produtos nacionais. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2019/20 para a produção da espécie irá atingir 31,8 milhões de toneladas, um crescimento de 9,5% em relação ao produzido na safra do ano anterior de 2018/19. Ainda de acordo com o levantamento, a produção de outro subproduto importante da cana, o etanol, chegará a 30,3 bilhões de litros na safra deste ano, um decréscimo de 6,4% em relação à safra passada.

Temos observado que muitos especialistas apontam algumas altas consideráveis para o país, entre elas, o etanol, que passou a ter sua disputa melhorada, tanto pelo valor como também pelo meio ambiente. De acordo com o diretor da CANAPLAN – empresa de consultoria voltada principalmente ao setor agroindustrial da cana-de-açúcar, Caio Carvalho, não há outro caminho para o Brasil que não seja a competitividade, que em resumo acontece pela combinação da alta produtividade e custos mais baixos. A constatação foi feita durante uma entrevista para o Portal Desafios da Cana (https://www.desafiosdacana.com.br/competitividade-e-produtividade-o-mercado-da-cana-em-crescimento-no-pais).

Nesse sentido, há uma necessidade de mudanças nos manejos tradicionais, principalmente no que se refere à nutrição e gerenciamento de estresses causados por fatores ambientais e fisiológicos. O maior desafio das plantas é expressar o potencial produtivo de maneira equilibrada, num ambiente de constantes mudanças ambientais.

A agricultura moderna aponta para um cenário de altas produtividades com grande qualidade e impactos ambientais reduzidos. Em linha com esse cenário está a globalmente comentada “3B Strategy”, que mostra o crescimento exponencial da adoção de tecnologias como: Bioestimulantes, Biofertilizantes e Biopesticidas.

Bioestimulantes como o ExpertGrow têm papel fundamental no gerenciamento de estresses causados por fatores ambientais e fisiológicos, pois atuam no metabolismo da planta estimulando processos naturais que potencializam a fotossíntese, ativam o sistema natural de defesa, melhoram a absorção de nutrientes e promovem respostas aos estresses, reduzindo os danos. O seu uso pode aumentar o potencial produtivo entre 5 e 15% acima de alternativas disponíveis no mercado.

No Brasil, observa-se que a adoção dos bioestimulantes está aumentando em cana-de-açúcar. Eles são utilizados principalmente nas áreas de plantio, na aplicação de sulco, com o intuito de incrementar a produtividade por meio do aumento do volume radicular, estímulo a uma brotação mais rápida e vigorosa, com maior perfilhamento e uniformidade.

Apesar do uso de bioestimulantes ser algo recente na agricultura brasileira, conforme os resultados da ação destes produtos aparecem, maior é a adesão durante o manejo. O seu uso é uma prática que tem potencial para incrementar a produtividade do canavial, sendo ainda mais útil e expressivo em condições ambientais adversas.

*André Barabach – é engenheiro agrônomo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente integra a equipe da ADAMA Agricultural Solutions Ltda, como Gerente de Produto.

Sobre a ADAMA

A ADAMA Agricultural Solutions Ltda. é uma das principais empresas de proteção de cultivos do mundo. Nosso propósito é criar simplicidade na agricultura, oferecendo aos agricultores produtos e serviços que simplificam suas vidas e os ajudam a crescer. Com um dos portfólios mais completos e diversificados, temos produtos diferenciados e de alta qualidade. Estamos presentes em mais de 100 países com 4,9 mil colaboradores pelo mundo proporcionando aos produtores soluções para controlar plantas daninhas, pragas e doenças a fim de melhorar sua rentabilidade e produtividade. Para mais informações, visite nosso site www.adama.com e nossos canais no Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo