Programa Aplique Bem treinará 400 extensionistas rurais do Estado de São Paulo

O programa Aplique Bem – parceria entre a UPL, uma das cinco maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, e o Centro de Engenharia e Automação, do Instituto Agronômico (CEA/IAC) – será responsável pelo treinamento dos 400 extensionistas rurais do Estado de São Paulo. A assinatura do Protocolo de Intenções foi realizada na quinta-feira (12.09) pelo secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira, durante o “Dia de Campo: Caminhos do Agro SP”, iniciativa da pasta, na Fazenda Santa Elisa, em Campinas. O governador João Doria também participou do evento e destacou a importância do setor para a economia paulista.

Durante o Dia de Campo, as autoridades entregaram 20 kits do Patrulha Agrícola para produtores rurais da região de Campinas, principalmente de grãos (milho e soja), cana-de-açúcar e pastagem, em comemoração ao Dia do Campo. Os kits incluem um trator, uma semeadeira, um pulverizador e um distribuidor de calcário. A ação faz parte do Cidadania no Campo, projeto estratégico para promover o desenvolvimento sustentável na área rural, que engloba 20 municípios.

Gilson Oliveira, diretor de inovação da UPL, assinou o protocolo do programa Aplique Bem pela empresa. Ele destaca a importância da iniciativa para a agricultura do estado de São Paulo. “Os produtores rurais que não têm acesso a máquinas, poderão alugá-las das prefeituras tendo, assim, acesso a equipamentos de alta tecnologia. O Aplique Bem treinará os operadores dessas máquinas, com destaque ao uso correto dos pulverizadores. Trabalharemos diretamente com as prefeituras por meio desse convênio para treinamento. A estratégia da UPL é ressaltar o manejo da resistência dos insumos e ação das pragas e ervas daninhas, diminuindo o índice de resíduos nas lavouras”, destaca o diretor de inovação da UPL.

Numa primeira fase, o treinamento não será feito diretamente para o agricultor, mas para qualificação dos extensionistas que atendem a pequenos produtores do interior paulista. “Todos passarão pelo Aplique Bem para conhecer melhor as tecnologias e a segurança em relação à aplicação dos defensivos agrícolas. Será um passo importante para intensificar a melhoria da qualidade de uso na base: os pequenos, para quem a informação chega com mais dificuldade”, explica a coordenadora de Stewardship da UPL no Brasil, Cláudia Barreto.

Hamilton Ramos, pesquisador científico do IAC, diz que é grande a expectativa do treinamento dos extensionistas pelo Aplique Bem. “Já estamos pensando nos próximos passos, como sobre a unidade de referência, da qual a UPL também é parceira. Serão treinamentos diferenciados para agentes multiplicadores. A Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) tem 40 unidades regionais. Vamos treinar especialistas de cada região que, depois, levarão seus conhecimentos para o campo”.

Com 12 anos de existência, o programa Aplique Bem conta com cinco veículos equipados para rodar o país, treinar agricultores e avaliar pulverizadores. São mais de 68 mil agricultores treinados em cerca de 3,2 mil eventos. O programa chega a propriedades rurais de todo o Brasil, difundindo técnicas de aplicação de defensivos agrícolas e protocolos de segurança e manutenção no uso de pulverizadores. Não há qualquer custo para os agricultores.

Além do Aplique Bem, a UPL também apresentou no dia de campo o produto inovador UPDT, um polímero vegetal superabsorvente que promove a hidratação dinâmica das lavouras, visando a economia de água. A ação contínua promove o armazenamento, a manutenção e a liberação de umidade de acordo com a necessidade da planta, permitindo o máximo potencial produtivo nos cultivos, em qualquer condição climática.

Sobre a UPL

A nova UPL é líder na cadeia de produção de alimentos global e, com a aquisição da Arysta LifeScience, torna-se uma das 5 maiores empresas de soluções agrícolas do mundo. Com receita de aproximadamente US$ 5 bilhões, a nova UPL está presente em 76 países, com vendas para mais de 130. A empresa conta com mais de 10.800 pessoas em todo o mundo. Com acesso ao mercado global para a cadeia de alimentos e focada em regiões de alto crescimento mundialmente, nosso objetivo é transformar a agricultura através do propósito OpenAg, uma rede agrícola aberta que alimenta um crescimento sustentável para todos. A nova UPL oferece um portfólio integrado de soluções agrícolas patenteadas e pós-patente para diversas culturas, incluindo produtos para proteção de cultivos, soluções biológicas e tratamentos de semente para toda a cadeia. Para mais informações sobre a nova UPL, visite: https://br.uplonline.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo