Mercado Atacadista: arroz e feijão apresentam queda, mas preços ainda são superiores aos do primeiro semestre de 2018

  • Escrito ou enviado por  Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Nos seis primeiros meses de 2019, 16 produtos agropecuários dos 26 que compõem a cesta criada para acompanhar a variação de preços no mercado atacado paulista, apresentaram variação positiva no acumulado do ano, enquanto 10 acumularam variação negativa, informa a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta).

No mesmo período, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) indica alta de 2,23%. Todos os 16 produtos que acumularam variação positiva em 2019 até o mês de junho superaram o valor do IPCA para o período; portanto, sofreram aumentos reais, explica Vagner Azarias Martins, pesquisador do IEA. No caso do feijão carioquinha e do arroz tipo 1, observam-se cotações em patamar bem mais elevado do que as apresentadas no mesmo período de 2018. O feijão sofreu os maiores reajustes entre janeiro e abril de 2019. O aumento de preços justifica-se pela redução de área plantada dos últimos dois anos e pela menor produtividade. Enquanto os preços do arroz foram mais impactados nos meses de abril e maio. A redução de área plantada e a queda da produtividade no Rio Grande do Sul contribuíram para os preços de 2019 ficarem valorizados.

Também sofreram queda de preços no período analisado: café torrado e moído; carne bovina resfriada (traseiro com osso); cebola oriunda de Pernambuco, Bahia e de Santa Catarina; farinhas de mandioca crua (fina e grossa); óleo de soja e queijo muçarela.

Neste primeiro semestre, os alhos (nacional e importados); as batatas (lavada e escovada); os cortes de carne bovina (dianteiro com osso e ponta de agulha); e os ovos (branco e vermelho) apresentaram acumulados bem acima da inflação, afirma o pesquisador. As carnes suína e de frango, cebola nacional, farinha de trigo e leite longa vida também apresentaram alta, porém com dinâmicas diferentes. De acordo com Vagner Martins, os indicadores mostram que o movimento de alta de preços foi mais acentuado do que o de redução.

Por: Nara Guimarães


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo