Brasil,

Embrapa mostra linhas genéticas de suínos na Expo Concórdia

MO25C - Embrapa Suínos e Aves - Foto Lucas Scherer MO25C - Embrapa Suínos e Aves - Foto Lucas Scherer

A partir desta quinta-feira (12), a Embrapa Suínos e Aves participa da programação agropecuária da Expo Concórdia com o macho reprodutor suíno MS115, o “suíno light”, e a fêmea suína MO25C. O atendimento no Setor Agropecuário vai ser feito no estande móvel, que funciona em uma van especialmente adaptada para eventos. O veículo foi repassado em um convênio com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e é utilizado em ações de transferência de tecnologia e de capacitação de públicos específicos.

O público também poderá assistir a três palestras técnicas gratuitas no auditório do Espaço Agro:

• 12/9, quinta, 15h30:

• “Rotas tecnológicas para destino de carcaças de animais mortos nas granjas”, com o técnico Paulo Baldi

• 13/9, sexta, 16 horas:

• “Linhas genéticas de suínos da Embrapa”, com o técnico Nilson Woloszyn

• 14/9, sábado, 10 horas:

• “Rotas tecnológicas para destino de carcaças de animais mortos nas granjas”, com o analista Evandro Barros

Saiba mais sobre os animais que estarão na Expo Concórdia:

Fêmea Suína Embrapa MO25C

Lançada em setembro de 2014, a linha fêmea suína Embrapa MO25C foi desenvolvida a partir do cruzamento entre as raças/linhas landrace, large white e moura, visando alta produtividade da matriz e desempenho zootécnico dos suínos de abate com o adicional da melhoria na qualidade da carne. As matrizes da linha fêmea Embrapa MO25C são dóceis, longevas e rústicas e podem ser utilizadas na produção de base ecológica. Nas avaliações realizadas quando cruzada com reprodutores de alto rendimento de carne magra, proporcionou ganhos significativos em maciez e marmoreio da carne dos suínos de abate. A MO25C produz matrizes versáteis para uso no sistema industrial e também no sistema de carnes especiais.

Reprodutor Suíno Light Embrapa MS115

Esse suíno apresenta um percentual de carne na carcaça acima de 62%, reduzida espessura de toucinho e ótima conformação, com excelente concentração de carne no pernil, lombo e paleta. Seu desempenho é destacado especialmente pela conversão alimentar (2,19 kg de ração/kg de peso vivo), característica importante para o retorno econômico da criação de suínos. O MS115 se adapta a todo o território nacional. Ele também é livre do gene halotano, o que confere maior resistência ao estresse e uma capacidade de produzir carne de melhor qualidade.

A Expo Concórdia acontece até o próximo domingo (15) no Parque de Exposições Senador Attílio Francisco Xavier Fontana

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: