Programa Descarte Zero, da Vetoquinol, ajuda produtor a evitar condenação do leite no laticínio

  • Escrito ou enviado por  Ana Lívia Lopes
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Programa Descarte Zero, da Vetoquinol, ajuda produtor a evitar condenação do leite no laticínio

Na agropecuária moderna e sustentável é indispensável o uso de antibióticos e antiparasitários na produção de leite, principalmente no tratamento e controle de doenças que causam prejuízos econômicos significativos e afetam o bem-estar e a produtividade dos animais. Atenta as necessidades dos pecuaristas de leite, a Vetoquinol, uma das líderes mundiais em saúde animal, criou um pacote de soluções para ajudar os produtores a evitarem perdas devido a resíduos de medicamentos na hora de enviar o leite para os laticínios.

O programa Descarte Zero envolve orientações práticas e uma linha de produtos para saúde animal das vacas que não comprometem a composição do leite e, portanto, não obrigam o descarte na entrega à indústria. “A presença de resíduos de medicamentos é um dos mais importantes responsáveis pelo descarte do leite. O ideal é que utilizem produtos com descarte zero, sem período de carência”, explica Humberto Moura, gerente de produtos para bovinos da Vetoquinol Saúde Animal. Um exemplo é a fazenda Lagoa Dourada, propriedade do pecuarista de leite Nico Biersteker, em Arapoti, cidade a cerca de 100 km de Castro (PR).

Nico participa do programa Descarte Zero desde 2018. Seus animais fazem uso do Acura, antimicrobiano da Vetoquinol de dose única, ideal para o tratamento das infecções das vacas em lactação. “Dos 800 animais em minha propriedade, 350 fornecem leite. Até ano passado, eu utilizava um antibiótico de três doses. Após as aplicações, eu ainda precisava esperar cerca de cinco dias para utilizar o leite. Portanto, durante cerca de oito dias uma quantidade considerável de leite era descartada. O prejuízo era alto”, conta.

Com a utilização do Acura, o descarte zerou. “Não perco na produção porque mesmo durante o tratamento é possível aproveitar o leite da vaca, já que a carência é zero. Também ajuda o fato de ser um produto de dose única, pois facilita o manejo. Além disso, o custo benefício é bom”, complementa Nico Biersteker. Além do Acura, a Vetoquinol tem em seu portfólio uma completa linha de soluções para a saúde dos rebanhos com carência zero no leite: Tolfedine CS, Eprino Pour-On: Tanitop IGR, Polijet HD, Novatack Pour-On, Toxolin e Novatack Gold.

Pacote completo para o pecuarista: O programa Descarte Zero inclui, também, recomendações úteis para os produtores evitarem perdas na hora de entregar o leite aos laticínios. “Entre essas ações, oferecemos treinamentos, palestras, dias de campo, auxilio no diagnóstico de doenças, para definição de protocolos de tratamento de doenças e para elaboração e implementação de estratégias para o controle de vetores de enfermidades, como bactérias e parasitas”, informa Humberto Moura.

O Programa Descarte Zero da Vetoquinol já está disponível. Os produtores de leite interessados devem entrar em contato para obter informações.

Sobre a Vetoquinol – Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.132 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). Site: www.vetoquinol.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo