Saiba mais sobre os legumes que estão na época em agosto

  • Escrito ou enviado por  Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo desenvolve por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), um trabalho de apoio ao escoamento dos produtos hortifrutigranjeiros, incentivando a utilização de produtos da época. Também disponibiliza dicas de como planejar os cardápios e as compras e como aproveitar integralmente os alimentos.

Na primeira matéria dessa nova série sobre os alimentos da época falamos sobre as frutas, hoje iremos falar sobre os legumes.

A maioria dos legumes é fonte de vitaminas, minerais e fibras. Dentre as vitaminas, destacam-se a vitamina C, que exerce papel antioxidante e auxilia na resistência a infecções, e a pró-vitamina A ou betacaroteno, que auxilia no processo visual, no bom funcionamento do sistema imunológico, no desenvolvimento e no crescimento humano. Já as fibras têm o papel de auxiliar no bom funcionamento do intestino, sendo importante lembrar que essa ação só ocorre se o seu consumo for acompanhado de água.

Abóbora: Rica em betacaroteno, um precursor da vitamina A, importante antioxidante que tem como função neutralizar radicais livres, prevenir doenças cardíacas e reforçar o sistema imunológico. Além disso, suas sementes são boas fontes de fibra, proteínas, vitaminas do complexo B, magnésio, que regula as contrações musculares e ômega 3 e 9, ácidos graxos mono insaturados que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue e previnem doenças cardiovasculares.

De acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA), o Estado de São Paulo produziu em 2018 um pouco mais de quatro mil hectares de abóbora seca, com um total de 65,3 mil toneladas. A regional da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS) de Itapeva foi a principal produtora do legume, com mais de 23 mil toneladas.

Abobrinha: Possui em sua composição muita água e grande quantidade de fibra, vitaminas do complexo B e magnésio. Auxilia no sistema digestivo e no sistema imunológico. Pode ser consumida de diversas formas, entre elas, substituindo massa em algumas preparações, além de ser pouco calórica.

Dados do IEA apontam que no ano passado a abobrinha foi produzida em quase três mil hectares, chegando a um total de 2,5 milhões de caixas de 20 Kg. A regional da CDRS de Itapeva é a principal região produtora com um total de 525,6 mil caixas de 20 Kg cada.

Berinjela: A berinjela é hipocalórica, contendo apenas 20kcal em 100g do alimento. Além disso, é rica em antocianina, (um antioxidante que age na prevenção de câncer e doenças cardíacas), e em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino, evitando a constipação.

Em 2018 o Estado produziu por volta de 1,5 mil hectares de berinjela, que rendeu 3,8 milhões de caixas com 13 kg cada. A regional de São João da Boa Vista é a principal produtora do legume com um resultado de 600 mil caixas de 13 kg.

Brócolis: Rico em vitamina C, cálcio, vitamina A, ácido fólico, potássio e fibras. Contém antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares e vários tipos de c âncer, além de reduzir o colesterol sanguíneo. Opte pela cocção a vapor, para preservar a vitamina C e o potássio.

O brócolis foi produzido em 2,6 mil hectares em 2018. O IEA também informou que o total produzido no Estado foi de três milhões de engradados/ maços/ 15 kg. A principal região produtora do legume é a de Mogi das Cruzes, com um total de quase 892 mil engradados/ maços/ 15 kg.

Couve-flor: Uma hortaliça tenra e delicada conquista o paladar de muitos. Além de suas várias formas de preparo, como cozidas em saladas, refogada, assada ou em recheios de tortas, a couve-flor traz benefícios para a saúde pois é rica em cálcio e fosforo, contribuindo para a saúde de ossos e dentes; fonte de vitaminas antioxidantes, que agem contra os radicais livres e vitamina C, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

A regional de Sorocaba é a principal produtora de couve-flor, com 836 mil engradados/ 30 cabeças. Já o Estado de São Paulo teve um total de 2,9 mil hectares, que produziram um total de quase 2,4 milhões de engradados/ 30 cabeças.

Por: Adriana Luiza.

Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo