Confinamento é característica marcante da pecuária de Goiás, destaca Trouw Nutrition, no Rally da Pecuária

A Trouw Nutrition, uma das líderes globais em nutrição animal, acompanhou o projeto Rally da Pecuária nas visitas a São Miguel do Araguaia, Mozarlândia, Jussara e Goiânia, em Goiás. O rebanho goiano representa 10% do gado brasileiro, com 20 milhões de cabeças. Porém, em confinamento o estado é líder, representando cerca de 30% do gado confinado no país.

“São números que saltam aos olhos. Fica claro que a quantidade de animais confinados deu uma guinada muito grande em pouco tempo. O pecuarista ainda encontra obstáculos no mercado de reposição, pois a melhora na recria não está sendo acompanhada pela cria, principalmente no sistema intensivo”, aponta Leonardo Dias Speridião, gerente de vendas da Trouw Nutrition.

As primeiras grandes plantas de confinamento do Brasil foram em Goiás, o que explica o avanço do sistema entre os pecuaristas. “Tivemos consistente crescimento no semiconfinamento e confinamento a pasto, estimulado pela experiência positiva dos produtores da região”, destaca Speridião.

Entre os mais experientes e os iniciantes, há um crescente interesse por tecnologias que profissionalizem o negócio, com foco para o aumento do retorno econômico. “Cresce a demanda por informações relacionadas ao período de adaptação, que pode ser estressante para o animal, podendo provocar, além da acidose ruminal, redução no status imunológico e acidose metabólica. É uma fase determinante para o desempenho positivo do rebanho”, explica o gerente da Trouw Nutrition.

A Trouw Nutrition disponibiliza em seu portfólio suplementos com tecnologia exclusiva das moléculas Vivalto® e IntelliBond®, que representam uma nova geração de microminerais: os hidróxi-microminerais. “Sua ação acelera o consumo de matéria seca dos animais em regime de confinamento, fortalecendo o sistema imunológico e contribuindo para o maior ganho de peso. Garantir o sucesso na adaptação tem impacto quando o gado é submetido às dietas de alto concentrado”, pontua Speridião.

Publicidade