Preços agropecuários iniciam agosto em queda

O índice que mede a variação dos preços recebidos pelos agricultores paulistas (IqPR) iniciou o mês de agosto com queda de 0,69% na comparação com a primeira semana de julho de 2019, informa a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA/Apta).

Dentre os 19 produtos analisados, somente 4 apresentaram alta: amendoim (+2,36%), laranja para indústria (+1,95%), carne bovina (+1,33%) e cana-de-açúcar (+1,27%). Em contraposição, 14 produtos reduziram seus preços entre a primeira semana de julho e o mesmo período do mês de agosto. Acima dos dois dígitos, foram destaques: batata (-39,39%), tomate para mesa (-11,41%) e carne suína (-10,38), produtos que, apesar da queda de preços, acumulam aumentos consideráveis nos últimos 12 meses. O preço médio da banana nanica não variou.

No caso da batata, a intensificação das colheitas da safra de inverno aumentou a oferta e diminuiu os preços no intervalo de 30 dias. Na região de São João da Boa Vista, especificamente, enquanto no começo de julho a saca de 50 kg era vendida na roça por mais de R$ 130,00, nesse princípio de agosto chegou-se a negociar por preços menores que R$ 60,00, explicam Eder Pinatti e Danton Leonel de Camargo Bini, pesquisadores do IEA.

Para ler o artigo na íntegra e consultar as tabelas com informações sobre os demais produtos acompanhados neste levantamento, clique aqui.

Por: Nara Guimarães