PMA Fresh Connections Brasil reúne indústria de hortifrutis para debater estratégias para aumentar o consumo tecnologia agroalimentar está revolucionando a produção e consumo de alimentos

A tecnologia é hoje a força inovadora na cadeia de produção de alimentos agrícolas, em todos os setores da indústria, da produção ao prato do consumidor em todo mundo. No ano passado, os níveis de financiamento da tecnologia agroalimentar atingiram um recorde de US$ 16,9 bilhões, em comparação à cifra de US$ 10,1 bilhões do ano de 2017. “Interessante notar que houve aumento de US$ 3 bilhões em investimentos nos setores de varejo, serviços da indústria alimentícia e e-commerce em comparação ao valor investido no lado produtivo da cadeia de suprimentos”, observou Burns.

Com esses números, a PMA (Produce Marketing Association), entidade que representa a indústria de hortifrutis, iniciou o PMA Fresh Connections, o evento anual realizado em 21 de agosto que reuniu mais de 870 produtores e profissionais do varejo de FLV e fornecedores, nesse que é o terceiro evento do setor no mundo.

Cathy Burns, CEO do PMA, mostrou em números qual o cenário mundial, a tendência de consumo e as possíveis estratégias para melhorar a comunicação de saudabilidade com o consumidor. "Os pilares da nossa indústria são: disrupção, segurança alimentar, talentos e as demandas do consumidor, como sustentabilidade e comércio digital. Temos que zelar pela segurança dos nossos produtos, ter 100% de comprometimento para não destruir o elo de confiança com o consumidor. Hoje, temos uma imensa oportunidade de aumentar o consumo com os produtos à base de plantas, como o hamburguer de legumes e vegetais, atender consumidores de orgânicos, vegetarianos, veganos ou que tenham qualquer tipo de restrição alimentar e encontra nos hortifrutis sua fonte de saúde e nutrição. Se 3% da população mundial é vegana, no Brasil, são declarados 30 milhões de vegetarianos e 7 milhões de veganos. Os demais querem saúde e precisam inserir hortifrutis nas refeições do dia. Se as pesquisas mostram que o consumidor quer praticidade, que tal fazer uma fruta cortada para o lanche?", provoca a CEO da PMA.

Na pesquisa "Estímulos e barreiras para o consumo de hortifrutis - um estudo com base em ocasiões", divulgada no PMA Fresh Connections, mostrou que as frutas são consumidas em todas as refeições, principalmente como suco; já verduras e legumes são usados como acompanhamento de carnes no almoço e jantar. As pessoas só não consomem mais por falta de tempo de descascar e higienizar os hortifrutis. Por isso, a indicação é ofertar ao consumidor porções em embalagens mais adequadas, fácil de consumir a qualquer hora e com apelo de saúde. Essa estratégia vai fazer toda a diferença.

Uma ação que merece atenção é o comércio eletrônico, afinal o mundo é digital – pesquisas mostram que 35% dos consumidores farão suas compras pela web até 2022. "A comida é moeda de troca na internet. Diariamente são postados 343 milhões de imagens de comida com #food. Use as redes sociais para mostrar os hortifrutis de maneira atrativa e criar o desejo de consumir aquele prato bonito e saudável", incentiva Cathy Burns.

A demanda de consumidores preocupados com a própria saúde e com a do planeta, em especial os millenials e os da geração X, tomam decisões de compra levando em conta a sustentabilidade, contenção de resíduos, justiça trabalhista e boas práticas com o meio ambiente. Esses mesmos consumidores estão dispostos a gastar mais para satisfazer suas escolhas. Por isso, devemos explorar mais as redes sociais e mostrar nossa história – da semente ao varejo", incentiva Burns.

E no PMA Fresh Connections ficou provado que o varejo de produtos frescos está no radar dos fundos de investimento. Um debate com os fundos Crescera, Actis e Partners Group mostrou aos produtores, distribuidores, varejistas e fornecedores da indústria de hortifruti que existem muitas oportunidades de crescimento porque a espiral de consumidores saudáveis se mantém em alta.

O conselho dos investidores é investir em comunicação para melhorar a relação com o consumidor final, agregando valor à marca e resolvendo a demanda dos consumidores conscientes.

O PMA Fresh Connections 2019 foi um sucesso, contou com exposição de de 62 empresas | 70 marcas e um networking com profissionais do Brasil e exterior da indústria de hortifruti. Como o Brasil inova em agritechs, a comitiva da PMA, que veio dos Estados Unidos, também aproveitará para visitar startups de agronegócio em Piracicaba.

O próximo PMA Fresh Connections será em 26 de agosto de 2020.

Sobre PMA – Produce Marketing Association é uma associação de produtos agrícolas frescos e flores, fundada em 1949 nos Estados Unidos, com a missão de conectar os interesses das cadeias produtivas de frutas, flores, legumes e verduras. A entidade conta com 2.8a00 empresas associadas, 46.000 compradores e fornecedores, em 55 países de cinco continentes. No Brasil, a entidade conta com 77 associados (produtores, distribuidores e varejistas).

Vera Moreira
Quimatic Tapmatic apresenta lançamentos e soluções para manutenção em usinas na Fenasucro & Agrocana 2019

A Quimatic Tapmatic contará com uma participação repleta de novidades na Fenasucro & Agrocana 2019 (de 20 a 23 de agosto em Sertãozinho-SP). Durante o evento, a empresa irá apresentar lançamentos e expor uma série de soluções químicas que prometem aumento de produtividade, economia e segurança à manutenção de equipamentos em usinas e demais companhias do setor sucroenergético.

O grande lançamento no evento será o Protetivo Agro Alto Brilho, que confere às máquinas alta proteção corrosiva aliada a excelente acabamento. Ao ser aplicado, o produto forma uma película semissecativa brilhante e transparente sobre as superfícies. Assim, protege máquinas e implementos agrícolas contra corrosão e os deixa com aparência de novos por muito mais tempo.

Outros destaques são o também recém-lançado Limpa-Solda-Inox Ação Rápida e a linha de resinas Plasteel, ideal para a manutenção preventiva e corretiva de equipamentos. Haverá ainda bancada para que os visitantes do evento testem alguns produtos na prática.

“As soluções que iremos expor na Fenasucro ajudam o setor agro a manter os equipamentos bem conservados e em funcionamento por muito mais tempo, garantindo assim alta economia para os produtores, usinas e demais empresas do segmento”, enfatiza Jonas Guimarães, gerente comercial da Quimatic Tapmatic.

Confira abaixo detalhes das atrações da Quimatic Tapmatic na Fenasucro & Agrocana 2019.

Protetivo Agro Alto Brilho - Grande lançamento da Quimatic Tapmatic durante o evento, o Protetivo Agro Alto Brilho protege as máquinas agrícolas da corrosão ao mesmo tempo em que as deixa com excelente acabamento. Ao ser aplicado, o produto forma sobre a superfície uma película semissecativa brilhante e transparente que deixa os equipamentos com aparência de novos por muito mais tempo.

Ecologicamente correto, o lançamento não agride o meio ambiente e, por isso, não precisa ser removido durante o trabalho da máquina no campo. O produto já vem pronto para uso, é fácil de aplicar e destaca-se ainda por não atacar a pintura, borracha, plástico ou vidro dos equipamentos.

Com a novidade, a Quimatic Tapmatic passa a oferecer ao mercado duas opções de protetivos específicos para o setor agro: o Protetivo Agro Alto Brilho e o Protetivo Agro Super Proteção (novo nome para o Protetivo Agro, que já está no mercado há cerca de 5 anos).

O Protetivo Agro Super Proteção forma sobre as máquinas uma película cerosa secativa antiestática, que é altamente resistente à chuva e ao sol. O produto repele a poeira, garante a proteção contra a corrosão por longos períodos e também é aprovado em “Teste de Repelência a Roedores”.

Linha de resinas Plasteel - A linha de resinas Plasteel permite que os equipamentos permaneçam em boas condições de uso por muito mais tempo. Os produtos garantem manutenção de qualidade a custo acessível e ajudam as empresas a evitar a compra de equipamentos novos de forma prematura. A economia, em alguns casos, pode chegar a 80% do valor do equipamento.

Fáceis de aplicar e altamente resistentes após a cura, os produtos da linha Plasteel preenchem trincas e furos de equipamentos, devolvem os formatos originais das peças e formam uma nova camada protetora sobre bombas, válvulas, roscas transportadoras, picadores, entre outros equipamentos metálicos (inclusive de aço inox) de alto valor agregado.

Além do uso na manutenção corretiva, Plasteel também é bastante utilizado em equipamentos novos, como uma camada de sacrifício que mantém as superfícies originais protegidas da corrosão e desgastes ao longo de toda a safra. Alguns dos produtos da linha são Plasteel Cerâmico Pintável Azul, Plasteel Diamantado e Plasteel Alta Temperatura.

Limpa-Solda-Inox Ação Rápida - Outro destaque da Quimatic Tapmatic na Fenasucro & Agrocana é o lançamento do Limpa-Solda-Inox Ação Rápida. A novidade garante a limpeza e a conservação dos aços inoxidáveis de forma mais rápida, econômica e eficaz.

O Limpa-Solda-Inox Ação Rápida é voltado para aço inox da série 300 (aços inoxidáveis austeníticos) e atende às Normas ASTM A-380 e A-967. O produto limpa quase que instantaneamente os cordões de solda, permitindo uma maior área de limpeza em menor tempo. Outra vantagem é que, por agir mais rápido, também pode ser removido mais cedo do metal através de enxágue, o que aumenta a produtividade.

Enquanto outros produtos no mercado exigem uma espera de até 30 minutos antes da remoção, o Limpa-Solda-Inox Ação Rápida já apresenta reação de limpeza a partir de 1 minuto da aplicação. Outros diferenciais do lançamento são a eficaz ação de limpeza nas ZTAs (zonas termicamente afetadas) e a consistência em gel, que não escorre e garante maior adesão do produto.

Estande interativo para testes - Para que os visitantes conheçam todos os diferenciais dos produtos, o estande da Quimatic Tapmatic contará com bancada para manuseio e teste das soluções. Será uma ótima oportunidade para esclarecer dúvidas e conferir resultados na prática.

Ampla linha de soluções químicas para o setor sucroenergético - Além dos destaques apresentados acima, a Quimatic Tapmatic irá expor uma série de outros produtos altamente utilizados pelo setor sucroenergético – como o Desengraxante Quimatic ED Solv, o removedor de ferrugem ultrarrápido Quimox, o galvanizador a frio CRZ, o Limpa-Solda-Inox Não Mancha, entre outros. No total, mais de 50 soluções químicas fazem parte do portfólio da empresa. O estande da empresa no evento será o de número B15.

Serviço:
Fenasucro & Agrocana 2019
Quando: de 20 a 23 de agosto
Horário: Terça a Sexta das 13h às 20h
Onde: Centro de Eventos Zanini - Sertãozinho – SP.
Localização da Quimatic Tapmatic: B15

QUIMATIC TAPMATIC