Brasil,

Primíparas exigem cuidados especiais no rebanho

As primíparas – denominação dada às novilhas após o primeiro parto, necessitam de uma maior atenção, já que durante essa fase possuem uma série de atividades de alta demanda nutricional, como por exemplo, o parto, o puerpério e a lactação. Além disso, como ainda não finalizaram sua curva de crescimento, requerem alguns cuidados especiais.

Por estarem em fase de crescimento, elas necessitam de uma dieta adequada, sendo necessário viverem em pastos de qualidade com satisfatórias condições nutricionais. “Após o parto é comum que a vaca perca peso, ou seja, que seu escore de condição corporal diminua. Vacas primíparas apresentam maior demanda nutricional e consequentemente maior perda de peso no pós-parto, quando em restrição alimentar. Por isso, recomenda-se inseminar essa categoria com menor número de dias pós-parto (DPP) possíveis e com maior ECC, obtendo melhor resposta ao protocolo de sincronização de ovulação e maior taxa de concepção a IATF no início da estação de monta”, explica o Consultor Técnico em Reprodução da Alta Genetics, Adnan Rodrigues.

Outro ponto importante é a formação dos lotes na maternidade. Recomenda-se que os grupos de manejo sejam compostos pela mesma categoria animal, e que os lotes sejam formados o mais rápido possível, acelerando a entrada dos animais na estação reprodutiva.

Por fim, é essencial atentar-se a condição corporal das matrizes ao longo de todo ano, definindo um planejamento anual e a estratégia nutricional para cada categoria, e garantindo que todas as matrizes estejam com ECC adequado no momento do parto e, posteriormente, na estação reprodutiva, o que é imprescindível para se obter bons resultados.

Sobre a Alta Genetics

A Alta Genetics é líder no mercado de melhoramento genético bovino do mundo. Com matriz localizada em Calgary, no Canadá, atua em mais de 90 países com nove centrais de coleta: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Holanda e China. Com 20 anos de história no Brasil, a empresa está sediada na cidade de Uberaba/MG, e tem como missão orientar pecuaristas sobre a melhor maneira de usar a genética aliada ao manejo, nutrição, ambiente, gestão e todos os processos para garantir um animal com todo o seu potencial genético. O compromisso da Alta é criar valor, entregar o melhor resultado e construir confiança com seus clientes e parceiros, em busca do desenvolvimento da pecuária. Mais informações no website: www.altagenetics.com.br.