Volta às aulas: período coincide com colheita de hortaliças que rendem refeições saudáveis

  • Escrito ou enviado por  Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

O mês de julho está chegando ao fim, assim como as férias escolares. Para muitas famílias, é hora de voltar à rotina. Ao retornarem para as escolas e creches, as crianças encontrarão refeições balanceadas em seus refeitórios e cantinas. A época de volta às aulas coincide com o melhor período de sazonalidade de vários produtos hortícolas, segundo o pesquisador do Instituto Agronômico (IAC), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Luís Felipe Villani Purquerio.

Isso porque as temperaturas estão amenas e o tempo está mais seco, condição que favorece a produção de hortaliças. “Esse período proporciona melhor fitossanidade para determinadas frutas e hortaliças ”, afirma. Esses produtos proporcionam deliciosas sopas, refogados e saladas não só para os estudantes, mas para a população em geral. Entre os produtos da estação, o pesquisador do IAC, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) destaca alface, rúcula, couve, almeirão, batata, cenoura, mandioquinha, cebola e morango — todos estão na fase de produção e colheita.

“A sazonalidade está relacionada à época de cultivo e as condições de temperatura e chuva. Na melhor época (seca e fria) hortaliças são colhidas exatamente no tempo certo e nas condições climáticas ideais, o que proporciona um sabor melhor”, explica. As melhores produções nesta época do ano ocorrem nos diversos sistemas de produção agrícola, como convencional e orgânico.

Esse melhor desempenho resulta em preços mais acessíveis para os consumidores. Entretanto, para os produtores essa fase mais produtiva não coincide com renda maior, justamente porque o aumento do volume de produtos faz o preço cair.

Por Mônica Galdino e Carla Gomes
Assessoria de imprensa Instituto Agronômico (IAC)



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo