Os desafios e oportunidades da integração tecnológica na agricultura

  • Escrito ou enviado por  Eduardo Silva
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Por Roberson Marczak*

Para uma grande parcela da população mundial, sobretudo entre os grupos que fazem parte da cadeia produtiva agropecuária, não há dúvidas a respeito de que a pesquisa, desenvolvimento e uso de produtos e ferramentas tecnológicas são cada vez mais fundamentais, não apenas para a expansão da produtividade, mas também para o atendimento a demandas simultâneas, ligadas ao uso racional e renovável de recursos naturais. Considerando este cenário, há desafios que o agricultor brasileiro precisa encarar para garantir a competitividade de seus produtos.

Hoje, podemos colher dados precisos e assertivos de microclima por meio de modernas estações meteorológicas, reduzir a deriva em pulverizações aéreas por meio de equipamentos que direcionam a aplicação e a resguardam da ação dos ventos, ou até mesmo sistemas de monitoramento das máquinas agrícolas. A principal questão atrelada ao uso destes dispositivos está na busca pela infraestrutura necessária para associar todas estas fontes de dados e promover uma operação integrada entre elas, gerando não apenas dados estanques, mas informação de valor para o agricultor.

Para o futuro da agricultura, há um claro direcionamento de que estas informações, integradas em uma plataforma única, não apenas forneçam os dados de forma isolada, mas que também ofereçam direcionamentos e soluções para o agricultor, levando em consideração a situação de suas lavouras. Desta forma, a tecnologia perde, gradativamente, seus aspectos secundários de apoio ao agricultor e passa a ser determinante para a tomada de decisões no campo.

Ainda que este cenário de tendências seja imprescindível para compreender as dinâmicas produtivas do campo, não podemos deixar de lado o elemento humano dentro de todo o processo. A assertividade e a precisão dos algoritmos e sistemas de informação não possuem a função de substituir, e sim de se conectar com os aspectos conscientes, sensíveis e primordiais do trabalho dos engenheiros agrônomos, que recomendam as melhores práticas de acordo com seu conhecimento e expertise.

A todos nós, profissionais, entusiastas e agentes transformadores do agronegócio, cabe acompanhar, com cuidado e atenção, o fluxo destas transformações no mercado e nos atermos à consciência de que, assim como serviços agrodigitais devem ser integrados entre si, os trabalhadores rurais também devem ser integrados ao universo tecnológico, de forma que seja viável/possível vislumbrar o agronegócio de forma próspera, dinâmica e responsável em todas as esferas de compreensão.

*Roberson Marczak é gerente de Inovação da ADAMA Brasil


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo