Elanco anuncia parceria com a AgBiome e reafirma seu compromisso com a inovação na suinocultura

• Escrito ou enviado por  Adriano Ortolani
  • Adicionar novo comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

Uma das líderes globais no segmento de saúde animal, Elanco assina acordo de colaboração para pesquisa e desenvolvimento de medicamentos alternativos para a suinocultura e reforça o seu compromisso global pelo uso responsável de antimicrobianos

Em um momento de profundas transformações no setor de alimentos, com consumidores cada vem mais exigentes e preocupados com a segurança dos alimentos, a Elanco Saúde Animal (NYSE: ELAN), uma das líderes globais no segmento, aposta na inovação para se antecipar às novas demandas dos consumidores, especialmente em relação ao uso de antibióticos de uso compartilhado, aqueles usados tanto para o tratamento em humanos quanto em animais.

Buscando ampliar o seu portfólio de produtos alternativos, a Elanco anuncia um acordo de colaboração para pesquisa e desenvolvimento de medicamentos biológicos para a suinocultura com a startup AgBiome. A parceria, que permitirá à Elanco acessar a extensa e crescente coleção de bactérias, cepas virais e fúngicas da AgBiome, terá foco no desenvolvimento de soluções probióticas inovadoras para a saúde intestinal dos suínos.

Este acordo faz parte da estratégia de IPP (Inovação, Portfólio e Produtividade) da Elanco, que prevê um fluxo consistente e sustentável de inovações para o crescente mercado de saúde animal. "Identificar e desenvolver novos produtos e ferramentas para ajudar a gerenciar o microbioma do animal, controlar infecções e reduzir a inflamação intestinal, e ao mesmo tempo diminuir a necessidade de antibióticos de importância médica é uma das principais prioridades da companhia", afirma Aaron Schacht, vice-presidente executivo de Inovação, Regulamentação e Desenvolvimento de Negócios da Elanco.

A Elanco acredita que o seu futuro passa pela inovação. Com o objetivo de reforçar o seu departamento de Pesquisa & Desenvolvimento e acelerar o ritmo de lançamentos de novos medicamentos veterinários, a companhia inaugurou em 2016 um moderno centro de pesquisas com 4,5 mil metros quadrados em Greenfield, nos Estados Unidos. Desde então, a Elanco tem lançado ao menos três novos produtos por ano.

Elanco reforça o seu compromisso global pelo uso responsável de antimicrobianos

Na condição de empresa dedicada à saúde e bem-estar dos animais e parceira de veterinários e produtores rurais em todo o mundo, a Elanco fomenta o uso responsável dos antimicrobianos e reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento de medicamentos inovadores e alinhados às novas tendências do mercado. Nos últimos anos, a companhia vem adequando o seu portfólio de produtos com foco justamente em moléculas para uso exclusivo em animais.

Para a Elanco, a resistência aos antimicrobianos é um assunto sério. Prova disso é o “8 Point Antibiotic Stewardship Plan”, um compromisso global assumido pelo CEO global da companhia Jeff Simmons em um Fórum sobre a Gestão de Antibióticos realizado na Casa Branca, sede do governo dos Estados Unidos, em 2015. Trata-se de uma proposta arrojada e pioneira no setor, cujo objetivo é garantir a saúde animal e humana a longo prazo através de oito medidas imediatamente adotadas pela Elanco.

Entre os principais compromissos assumidos pela Elanco estão o desenvolvimento de novos antibióticos para uso exclusivo em animais a fim de otimizar o bem-estar dos rebanhos sem comprometer a viabilidade dos antibióticos de uso humano, fornecer treinamento e apoiar políticas que reduzam o uso de antibióticos de classe compartilhada, além de criar alternativas a esses produtos.

Baseado neste plano de ação, liderado pelo seu principal executivo, a Elanco passou a adequar o seu portfólio de produtos com foco em uma visão integrada e de cuidado preventivo, antecipando-se às demandas atuais dos consumidores em todo o mundo. Desde então, a companhia investe mais da metade do seu orçamento de P&D para animais de produção em alternativas aos antibióticos, o que resultou no lançamento de dois produtos inovadores somente em 2018: uma vacina, indicada para suínos nos Estados Unidos , e o probiótico Correlink, para aves, em fase de lançamento aqui no Brasil.

A Elanco também retirou a indicação para promoção de crescimento de quase 100 antibióticos de importância médica em todo o mundo, independentemente da legislação do país. No Brasil, alguns produtos com indicação como promotores de crescimento, como o Tylan 40, também foram retirados do mercado, enquanto soluções alternativas, como o probiótico Protexin e enzimas como o Hemicell, foram disponibilizadas aos produtores. “É preciso encarar com seriedade o complexo desafio da resistência antimicrobiana com o objetivo de preservarmos a eficácia dos medicamentos para pessoas e animais”, afirma Carlos Kuada, vice-presidente para América Latina da Elanco. “Esta é uma questão global e qualquer solução exigirá a participação de todos os setores da saúde humana e animal.”

Sobre a Elanco Saúde Animal: A Elanco é uma empresa global de saúde animal que desenvolve produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais domésticos e de produção em mais de 90 países. Fundada em 1954, a companhia acredita na inovação como forma de melhorar a saúde dos animais, beneficiar seus clientes e promover uma cultura inclusiva e voltada para as causas para seus 5.800 funcionários em todo o mundo. A Elanco é guiada por sua visão de “Alimento e companheirismo enriquecendo a vida”, sempre buscando promover a saúde dos animais, das pessoas que cuidam deles e do planeta em que vivemos.